5/26/2007

O Mercado Virtual



E quando se acha que o Brasil está lá pra baixo em coisas boas, de descobre que o Brasil atingiu 22.1 milhões de internautas domésticos em janeior, aumento de 10.7% em relação ao mesmo mês de 2006. O número de internautas ativos bateu os 14 milhões, ficando 2.7% menor que dezembro de 2006. Mas em relação a janeiro de 2006, o crescimento chegou a 17%.
O Brasil lidera o ranking de tempo médio de navegação doméstica por internauta, com a singela quantia de 21h20min !! Os países que mais chegaram perto desse valor, entre os 10 medidos com a mesma metodologia são: a França (20h55min), os Estados Unidos (19h30min) e a Alemanha (18h56min).
Esse sucesso fez crescer um setor de serviços no Brasil na faixa de 40% em 2006, o setor de Banda Larga, atingindo 5.75 milhões de conexões. No ano de 2007, o número de conexões banda larga deve crescer em torno dos 30%, segundo estimativas de Mauro Peres, diretor de pesquisas da IDC consultoria.
Ainda falando do setor de WEB no Brasil, uma pesquisa feita pelo "Altas Brasileiro de Telecomunicações", indica que um crescimento de 660%, sim eu disse 660%, no acesso a banda larga no Brasil em apenas 3 anos. De 231 cidades brasileiras que hoje contam com acesso rápido a Internet registradas em 2003, hoje somam a quantia de 2.1 mil cidades !
Mas isso ainda é pouco, em entrevista sobre o assunto, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, a construção de um plano nacional de banda larga é fundamental para um país como o Brasil de grande extensão e apenas 6.7% dos domicílios em acesso à banda larga. Lembrando que na América do Norte e Europa Ocidental esse índice é de 25% e 27% respectivamente. (momento oportuno pra lembra da privatização do setor de Telecomunicações ou momento certo pra agilizar parcerias comerciais entre Governo e Mercado ??)
Essas informações são muito importantes para o setor comercial brasileiro, já que a Internet está se tornando cada vez mais o caminho mais promissor da Propaganda e do Marketing Direto. Grandes empresas já alocaram parte do seu orçamento publicitário para essa mídia, além do crescimentos de empresas que vendem seus produtos via web e o surgimento de cybermediadores de compra, como Buscapé e Bondfaro que aceleram o processo de compra e auxiliam a ponto entre as lojas virtuais e os consumidores !!

Será que as pessoas estão passando mais tempos na frente de um PC do que na frente de uma TV ? bom, pelo menos eu esqueci o é televisão a muito tempo e vocês ?

Informações retiradas do Estadão, Carta Capital e Jornal Valor.
Postar um comentário