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9/01/2007

Buzz Marketing



O que é o Buzz Marketing?
Ele é formado por várias técnicas, campanhas, ferramentas, estratégias que os profissionais de marketing utilizam para gerar visibilidade da marca, ou seja, conhecimento pela demanda de mercado, que resulta no falatório. Ele é bem mais sucedido quando a mensagem de marketing sobre a marca, não vem apenas das campanhas da empresa, mas sim, dos formadores de opinião, esses que estão sempre expondo suas opiniões e críticas nos meios de comunicação e sua principal ferramenta é a internet.

A opção pelo buzz marketing, segue como válvula de escape, para as estratégias da organização sobre a marca, pela mudança contínua do gosto, das preferencias do consumidor, da moda, com os orçamentos restritos, ele é um grande artifício para fazer de uma simples boca-a-boca, o sucesso da marca.
Tratam-se de "idéias que se espalham nos e pelos próprios segmentos interessados, espontaneamente ou planejada por um agente externo", segundo Rodrigo Carneiro Marc & Sheep.
Hoje já se pode criar essa situação, monitora-la e fazer com que funcione, gerando resultados significativos para a marca, visibilidade no mercado, sem mesmo se quer, gastar milhões em Publicidade e Propaganda. Diversas empresas já são consideradas cases de sucesso em campanhas de buzz mkt como, por exemplo, a Puma, Nike, Post-it, Red Bull, o grupo português de música Blind Zero, Google, Hotmail, Pulseiras Lance Armstrong, Palm One, Harry Potter, Sandálias Havaianas, Cerveja Brahma, Kate Spade, Bulgari, Guess, Ford, Nokia, Apple, AirWalk, 3M, dentre muitas outras.

O que agora se tornou também um fator sério. Do mesmo modo que pode ser uma oportunidade para a marca, também pode ser uma ameaça. Pelo menos para cerca de 1000 empresários e executivos de marketing que participaram da palestra do professor titular da Kellog Graduate School of management. Kotler, a lenda viva do Marketing disse aos presentes que a mídia de massa está ultrapassada e que a bola da vez é a “Consumer-Generated Media”.

“Antes, a mensagem era impositiva. Agora, o cliente participa, dá palpites e pode destruir um trabalho de brand muito rapidamente. Esse direito de escolha que a era digital trouxe, criou vozes importantes. A internet permite que o consumidor use sua voz. Ele pode ser ouvido.”


Fonte: propmark

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