12/14/2007

ESPÍRITO NATALINO !!

Centros de compra apostam em decoração intensa para atrair potenciais consumidores

Com a chegada do final do ano e o Natal se aproximando, as pessoas começam a ficar mais caridosas, alegres e CONSUMISTAS !! E Natal é período de mesa cheia, família reunida, reflexão e principalmente Decoração Natalina !

As principais lojas do mundo sabem disso e investem pesado na decoração pra chamar atenção dos consumidores. As cores, as luzes e os enfeitos chamam atenção das famílias, divertem as crianças e deixam as lojas mais convidativas e receptivas nesse período do ano, quando todos os shoppings e centros de compra estão bombando e os estacionamentos se asselhando aos aeroportos brasileiros.

Com uma mistura de Merchandising de PDV, Marketing Experimental e claro, preços e formas de pagamento convidativos, as lojas disputam os consumidores como em uma guerra. E aí vale, apelar para o clássico, inovar com o moderno, se jogar no retrô ou fazer uma mistura de todos.

Abaixo seguem algumas das fachadas dos maiores centros de compra do mundo, onde o Consumo Excessivo se mistura com as Motivações Natalinas. O investimento em PDV desses maiores conglomerados de lojas é eficiente, o retorno em vendas é na maioria das vezes maior do que o esperado e gera inúmeras compras por impulso. Afinal atire a primeira pedra, a família que foi apenas apreciar a decoração e não voltou com pelo menos uma sacolinha na mão !!


A Saks Fifth Avenue apostou apenas nas luzes e hologramas, optando por não utilizar o vermelho e o verde clássicos desse período, conseguiu manter sua fachada clean e ter um ótimo efeito de luz, porém a decoração só pode ser utilizada a noite.


A famosa Rodeo Drive de Berverly Hills apostou em decoração neoclássica e se utilizou dos símbolos natalinos para compor toda sua extensão e arredores, nesse caso por se tratar de uma rua com muitas marcas, foi feito o acordo de nenhuma das lojas exageram no exterior de suas lojas para nãoo causar um choque aos olhos dos consumidores.


A famosa loja de departamentos francesa do grupo PPR, sempre é um show a parte, e esse ano apostou no vermelho. É muito comum a Primtemps cobrir toda sua fachada com luzes e por atender vários segmentos em um só lugar, a escolha clásica é a melhor pedida, sem excessos, sem erros.


Ainda em Paris e não muito longe da anterior, as Galerias Lafayette apostam no dourado e no glamour. Ótima escolha para um centro de compra voltado para o alto luxo e com características tão singulares. As galerias estão dentre as lojas mais antigas de Paris e é comum nessa época encontrar famílias ao redor de suas vitrines apenas para tirar fotos e apreciar a decoração, afinal Galerias Lafayette é para poucos.


E é claro que o Brasil não fica de fora nessa seleção. Considerado hoje o 10° metro quadrado de comércio mais caro do mundo, o Shopping Iguatemi de São Paulo segue a linha das lojas de Paris, Nova York e Londres, como a Harrods. Apostando no luxo, brilho e dourado para atrair os mais endinheirados do estado que vêm até São Paulo para fazer suas compras natalinas. Centro de Luxo em terras tupiniquins !!

E você já fez suas compras natalinas? Viu alguma decoração de PDV que merecia destaque? VIVA O EXCESSO NATALINO !!

Fotos: divulgação
Postar um comentário