1/15/2008

Alto Teor Valórico

Pesquisa revela que consumidores sentem maior prazer ao beber vinhos mais caros.


Segundo estudo divulgado nesta segunda-feira, na Califórnia, pesquisadores apostaram que o prazer de uma pessoa ao beber um vinho, é maior ao saber que ele é mais caro.

A equipe foi liderada por Antonio Rangel, professor associado de economia do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Na qual os pesquisadores pegaram 21 cobaias para provar os tais vinhos, todos sem rótulos, informando-lhes somente o preço de cada vinho. Porem, as pessoas não sabiam que 2 dos vinhos seriam provados duas vezes.

Um vinho de cinco dólares foi apresentado como se valesse 45, enquanto uma garrafa de Cabernet Sauvignon, de 90 dólares, foi oferecida como se custasse 10.
Os pesquisadores monitoravam toda a atividade cerebral no córtex orbitofrontal (área do cérebro responsável pelos prazeres de cheiros, paladar e à musica) de cada voluntário e anotavam as impressões de cada um sobre os vinhos.

O resultado foi de que ao aumentar o preço de certa garrafa de vinho, o prazer de cada pessoa ao bebê-la era realçado.

Fonte: Pesquisa divulgada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos
Postar um comentário