1/11/2008

Luz, Câmera... Ações!

O Ano começou e as empresas já têm todo o planejamento estratégico de 2008, ou quase todo. Se não, para o desespero dos departamentos de marketing e das agencias de publicidade para trabalhar em cima das ações comerciais do ano inteiro; um trabalho muito interessante de fazer, pois exige todo um raciocínio estratégico em cima de uma data comemorativa, de um evento, de uma variação política, cultural ou social.
Algumas datas que nunca foram lembradas nem nos tempos de escola, como o “Dia da Árvore” por exemplo, agora os consumidores ficam informados da existência de muitas e até da sua origem, isso pelas ações realizadas pelas empresas como estratégia para divulgação da sua marca neste nível de segmentação.
Algumas datas comemorativas fazem parte de todo o calendário programado de ações há muitos anos, essas são mais que obrigatórias e sagradas, como carnaval, dia das mães, páscoa, férias, dia dos pais, natal, enfim... Ganchos de marketing manjados já a muito tempo.
O mais interessante e gostoso de trabalhar, é com um nível mais alto de segmentação, onde atingimos nosso público-alvo com uma ação diferente, uma ação que é a cara dele e que desperta o interesse pelo seu produto ou serviço.
São idéias criativas em cima das datas oportunidades. Uma que eu achei interessante, depois de saber que já estavam molhando os pés de seus clientes, foi o caminho molhado sobre a areia quente até a barraca, feito pelo dono em Salvador, Bahia.

Ou então, atrair os olhares dos homens no lugar certo.

As MSN Ladyes em evento no dia das crianças.

A ação do Jornal O estado de SP no dia do amigo.

Em comemoração ao Dia da Pizza (10 de julho), a agência Engenhonovo surpreendeu os seus clientes enviando uma pizza para cada um com caixas personalizadas com um adesivo que imita o sorriso da marca da agência.

Aproveitando o verão, a Marca Club Social está realizando agora uma ação nas praias do Brasil. A Campanha conta com materiais de ambientação e degustação de amostras para o público, espalhada em cerca de 165 praias dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Além disso, 3,5 mil guarda-sóis e 7 mil cadeiras de praia com a logo de Club Social e a cor vermelha da marca ao fundo serão espalhados nas orlas do litoral brasileiro. Em terra, dois veículos de modelo off road, vermelhos, adesivados com a marca vão passear pelo litoral distribuindo amostras do biscoito ao público.

Um trabalho muito gostoso de fazer, todo o planejamento anual, a mecânica de cada ação, o briefing de cada uma e o planejamento estratégico unindo o brainstorm básico.
Fábrica de idéias!


À Bientôt.

Acervo de fotos: web.
Postar um comentário