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3/19/2008

Endomarketing



As campanhas de endomarketing estão ganhando mais força dentre as empresas brasileiras, pois o mercado exige que todos os funcionários de uma organização, saibam mais do que fazem, de toda a estrutura da sua empresa, dos produtos e serviços que disponibilizam no mercado valores para atender as necessidades dos consumidores. E com funcionários mais motivados e bem informados, conseqüentemente o consumidor e melhor atendido e muitas vezes suas expectativas superadas.

O que é se entregar a empresa? Você está satisfeito onde trabalha? Você faz mais do que é obrigado a fazer ou só faz a sua obrigação? Se você faz única e exclusivamente o que é obrigado a fazer todos os dias, pode começar a se reinventar, pois todo este cenário de “sou contratado para isso” vem mudando muito, é uma tendência para aqueles profissionais que não só querem ser bem vistos pelo chefe, mais também querem fazer algo mais, algo que faça a diferença, que quebre a rotina e que realmente se entregue a organização de uma forma em que se alto – realize profissionalmente.

Um bom exemplo disso foi dado no parque mais famoso do mundo, onde um casal estava na fila de um brinquedo com a filha, prestes a entrar para o passeio, a criança começou a chorar, pois estava com o sorvete na mão e não queria ficar sem ele. Na Florida em pleno verão um sorvete não ficaria intacto em 20 minutos de passeio no brinquedo. Foi quando o animador do parque, caracterizado de um personagem, percebeu a situação e disse para a criança “pode ir que eu seguro ele para você, quando voltar estarei aqui te esperando”. A menina parou de chorar, entregou o sorvete e foi com os pais no passeio. Quando voltou, lá estava o personagem com o sorvete intacto para entregar a ela. Essa situação ocorreu realmente e foi dada por depoimento pela mãe da criança que ficou deslumbrada com a atitude do funcionário do parque. Claro que ele comprou outro sorvete para a criança minutos antes do passeio acabar.

Fora o comprometimento de um funcionário com a organização, hoje eles devem estar por dentro de todas as campanhas realizadas, mais isso não segue só de uma motivação interna da pessoa mais também de uma campanha de endomarketing integrada com metas, premiações, bonificações por resultados obtidos.

Uma das mais novas áreas da administração, busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo, para uso no ambiente interno das corporações. O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto/serviço e os funcionários. O principal benefício que se busca é o fortalecimento e a construção de relacionamentos compartilhando os objetivos da empresa.

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