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5/20/2009

LUXO DE "PONTA" AGORA NO BRASIL !



São Paulo vai ganhar dois outlets de luxo até 2010 para atender a consumidores acostumados a viajar ao exterior em busca de descontos de até 70% nas compras de produtos de grifes.
O primeiro deles, o Premium Outlets São Paulo, vai abrir as suas portas em novembro deste ano em Itupeva, a cerca de 70 km da capital. O segundo está previsto para ser inaugurado em dois anos em São Roque (a 67 km da capital), como parte de um projeto de um novo bairro nessa cidade -o Parque Catarina.
O lançamento desses dois outlets de luxo reflete o amadurecimento do setor, apesar de os empreendimentos surgirem com atraso em relação aos demais países. Em menos de uma década, o Brasil abriu suas portas para as grifes de luxo estrangeiras e viu se consolidarem marcas nacionais.
Com investimento de R$ 80 milhões, o outlet de Itupeva, localizado ao lado do shopping SerrAzul, na rodovia dos Bandeirantes, terá cerca de cem lojas, com 200 a 800 metros quadrados cada uma.
A maior delas será a Armani, uma das 60 que já assinaram contrato com o shopping. Na lista das grifes que se instalarão no shopping, estão Diesel, Calvin Klein, Adidas, Puma, entre outras. Nike, Hugo Boss, Ermenegildo Zegna, Ralph Lauren e Tommy Hilfiger estão em fase final de negociação, segundo a Folha apurou.
Metade das marcas que serão vendidas no local deve ser nacional, e o restante, estrangeira. A estimativa é que o faturamento bruto das cem lojas chegue a R$ 312 milhões ao ano.
Para Carlos Ferreirinha, diretor-presidente da consultoria especializada em luxo MCF e ex-presidente da Louis Vuitton no Brasil, nos artigos de coleções passadas, os descontos deverão girar em torno de 70%. Nas peças atuais, entre 10% e 15%. "Na média, o outlet só faz sentido para descontos médios de 30%", afirma.
Nos EUA, esse negócio deu tão certo que 40% das vendas de grifes como Ralph Lauren são feitas em outlet. "É uma oportunidade para escoar os estoques, as antigas coleções, mantendo a imagem das marcas, a identidade e seu padrão de atendimento", diz André Costa, diretor de transações da Jones Lang LaSalle-Brasil, uma das consultorias responsáveis pela venda de espaços.
Fora do Brasil, segundo o consultor, há uma indústria voltada para o segmento de outlets. No Brasil, ao menos cinco marcas nacionais já informaram que pretendem fabricar produtos exclusivos para atender a esse mercado.

São Roque
O Parque Catarina deve ser lançado neste ano no bairro de mesmo nome em São Roque. A previsão é que o outlet esteja pronto em 2010.
No empreendimento, haverá área para lazer, com spa, centro eqüestre, minizoo, clubes, além de um centro comercial e o shopping center outlet de marcas premium. Várias grifes já foram procuradas, mas ainda não há negócios firmados, segundo informaram.
Sem revelar valores, a JHFS, construtora responsável pelo negócio, confirma o projeto e afirma que prevê ainda o lançamento de um hospital, um centro educacional integrado -até uma universidade deve se instalar no local-, escritórios comerciais e igreja, além de casas e apartamentos.

Luxo no Brasil
O fortalecimento da economia brasileira, que culminou com o grau de investimento conferido por duas agências de risco, estimulou as grifes a descongelarem seus planos para o país. Hermés e Gucci estão entre as que decidiram desembarcar no país com lojas próprias. Enquanto isso, grifes instaladas há mais tempo -como Hugo Boss, Armani, Ermenegildo Zegna- se consolidaram em pontos tradicionais de venda (lojas e shoppings).
São elas que agora se voltam aos outlets, um empreendimento com custo operacional mais baixo -aluguéis 50% mais baratos do que os dos shoppings tradicionais e custos com condomínios entre 50% e 70% menores- e que oferece condições para "desovar" estoque.
Os negócios de luxo devem faturar US$ 6,75 bilhões em 2008, contra US$ 2,95 bilhões em 2005. Em dois anos, o investimento saltou de US$ 420 milhões para US$ 790 milhões, em 2008, considerando campanhas de marketing, despesas com a construção de lojas e a compra de mercadorias.

Artigo de JULIO WIZIACK para Folha de SP

Foto: Century 21 - o maior outlet de marcas de luxo do mundo em Nova York

6 comentários:

Ricardo Matos disse...

Que luxo,,,

Leo Pinheiro disse...

Este blog é que é um luxo. Só posts 'estailes'! rs

FAGGH® disse...

Não sei oque é uma outlets ahuuhauhauha
que falata de conhecimento KKKK
mais que venha então !!!

abraçoes

www.celebritypoke.blogspot.com

Fernando Dantas disse...

Outlets são as famosas pontas de estoque aqui no Brasil, mas em versão giga..hehe

Rico E disse...

Muito bacana seu blog, já está adicionado nos meus favoritos.
Aliás adoro ler tudo sobre o mercado de luxo, vc já leu o livro: "O Luxo Eterno: da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas" é do filósofo Gilles Lipovetsky um grande estudioso sobre este assunto.
Um abraço,
Rico E

Renata Bertolini disse...

Adorei! Com certeza vou conhecer os dois outlets!!