5/29/2009

Orkut, fonte de informações.

Assim como Twitter, Facebook, Myspace e outros sites de relacionamento, o orkut também é uma excelente ferramenta de pesquisa, fonte de informações e uma base para estabelecer o bom relacionamento com o consumidor. As empresas que sabem utilizar esses sites aproveitam os bons conteúdos que ele proporciona (na verdade, que os usuários proporcionam), deles que são muitas vezes tomadas decisões significativas para uma marca de acordo com o que os usuários realmente desejam, fazendo até ações de marketing de guerrilha, de relacionamento, com baixos custos e retornos relevantes.

Tanto empresas, corporações, ongs e outros interessados no site, criam perfis que mantém um relacionamento diferenciado com seus clientes, outros também para moderar as comunidades da própria marca, geralmente são designados profissionais especialmente para essa função, podendo assim moderar o que vem aparecendo sobre a marca (reclamações, exigências, opiniões, elogios, etc) ou até mesmo, utilizam das enquetes feitas pelos usuários para melhorar seus produtos e serviços de acordo com a necessidade desses consumidores, principalmente os renitentes, que são aqueles que se valorizam no mercado de consumo, que fazem prevalecer acima de tudo os seus direitos e não aceitam de forma alguma ser passado para trás por uma empresa com má qualidade, que não atende as suas necessidades. Esse consumidor faz de tudo, pra colocar “a boca no trambone”. Então é sempre bom ficar esperto com o que os sites de relacionamento e seus usuários têm a oferecer sobre uma determinada marca.

Decisões de identidade visual e logomarca, por exemplo, podem ser tomadas de acordo com a preferência dos consumidores que sem gastos adicionais de pesquisas, são oferecidas no próprio site, como o exemplo na comunidade da Adidas no orkut "Qual dos logotipos você prefere?".

Fonte:  Orkut.
Postar um comentário