Páginas

5/29/2009

Orkut, fonte de informações.

Assim como Twitter, Facebook, Myspace e outros sites de relacionamento, o orkut também é uma excelente ferramenta de pesquisa, fonte de informações e uma base para estabelecer o bom relacionamento com o consumidor. As empresas que sabem utilizar esses sites aproveitam os bons conteúdos que ele proporciona (na verdade, que os usuários proporcionam), deles que são muitas vezes tomadas decisões significativas para uma marca de acordo com o que os usuários realmente desejam, fazendo até ações de marketing de guerrilha, de relacionamento, com baixos custos e retornos relevantes.

Tanto empresas, corporações, ongs e outros interessados no site, criam perfis que mantém um relacionamento diferenciado com seus clientes, outros também para moderar as comunidades da própria marca, geralmente são designados profissionais especialmente para essa função, podendo assim moderar o que vem aparecendo sobre a marca (reclamações, exigências, opiniões, elogios, etc) ou até mesmo, utilizam das enquetes feitas pelos usuários para melhorar seus produtos e serviços de acordo com a necessidade desses consumidores, principalmente os renitentes, que são aqueles que se valorizam no mercado de consumo, que fazem prevalecer acima de tudo os seus direitos e não aceitam de forma alguma ser passado para trás por uma empresa com má qualidade, que não atende as suas necessidades. Esse consumidor faz de tudo, pra colocar “a boca no trambone”. Então é sempre bom ficar esperto com o que os sites de relacionamento e seus usuários têm a oferecer sobre uma determinada marca.

Decisões de identidade visual e logomarca, por exemplo, podem ser tomadas de acordo com a preferência dos consumidores que sem gastos adicionais de pesquisas, são oferecidas no próprio site, como o exemplo na comunidade da Adidas no orkut "Qual dos logotipos você prefere?".

Fonte:  Orkut.

8 comentários:

André Luiz disse...

É esse logotipo que venceu é mais legal mesmo! acho mo legal empresas que estão focadas no contato direto com consumidor.
Parabáns a adidas

Martins disse...

Sabe que nas redações dos principais jornais do país, os jornalistas usam o orkut para achar fontes e personagens.

O Frango... ® disse...

Eu ia falar exatamente isso que o Martins falou. Eu, como jornalista, uso muito o orkut para encontrar personagens. Aliás, personagem é o que não falta ali!

Anônimo disse...

Orkut dominou o mundo! haha. quando quer saber o nome daquela banda.. orkut, quando quer baixar uma música, orkut.

:)

CLEITON CAC disse...

O Orkut tem funções variadas mesmo, e é realmente usado como pesquisas e etc, adorei o texto e seu blog um abraço.

Leticia Ferraz disse...

interessante :D
adorei seu blog
beijoos

Visite:http://brise-coeur.blogspot.com/

Ana Gabriela disse...

Pois é! Tudo tem seu lado bom e seu lado ruim.. fica todo mundo flando que orkut é perda de tempo, que orkut é perrigoso e tal... mas ele serve pra muita coisa.
É muito dificil achar partituras para flauta na internet e entrando em comunidades de "sopro" no orkut foi incrivel a quantidade de partituras que consegui ter acesso...
Valeu usuarios!! :)

Wander Veroni Maia disse...

Nçao pensar comunicação nas mídias sociais hoje é burrice! Empresas, marcas, lojas ou eventos devem ficar atentas a este tipo de ação, que em tese é mais barata e viral, pois atinge um potencial consumidor desse produto. Parabéns pelo texto!

Abraço