5/27/2009

Trend Alert: Pop Up Store


Para quem conhece a área de Visual Merchandising ou Programação Visual, sabe que ela é fundamental para o sucesso de uma marca e as vezes a única responsável por fazer o cliente comprar novos produtos ou se interessar por uma loja até então desconhecida para ele.

Pra quem não conhece, Visual Merchandising é a área do marketing que se responsabiliza por criar uma atmosfera de loja que transmita a experiência da marca para o consumidor e facilite a compra dos produtos dos clientes.

As técnicas mais famosas no mercado são:

- Vitrinismo - técnicas de combinação de produtos na fachada ou entrada da loja;

- Flagship Store - criação de layout único da loja que padroniza todos os ativos da loja com o posicionamento da marca, utilizado por todas as lojas da rede.

- Corner - ilhas de gôndola e/ou destak dentro das lojas, exemplo, pontos da LG dentro da Fast Shop, Nestlé dentro do Carrefour e etc.

E agora surge como tendência no mercado, um novo método chamado POP-UP STORE !

Termo trazido da internet, pra quem não sabe, pop-up é aquela janelinha que abre em alguns sites quando você entra na página principal e que muitas vezes não têm nenhuma relação direta com o site que você abriu.

Essa é a idéia da técnica pop-up store. Uma marca que pode ou não, ser totalmente independente da loja abre uma mini-loja própria para clientes diferentes que a loja principal não atende.

Outro caso é quando uma marca de muito destaque abre uma mini-loja com edições especiais com enfoque em marketing promocional ou melhorar seu desempenho dentro da loja.

Alguns casos no Brasil que já aderiram a idéia são:

Nike @ Canarinho
A marca inaugurou uma pop up na loja canarinho, famosa loja de street e skatewear dentro da Galeria do Rock.



Kamikaze @ NK Store
A Kamikaze abriu uma mini-loja dentro de um dos maiores redutos de luxo de São Paulo, a NK Store nos Jardins para ajudar as mulheres que ainda estão com dúvida sobre o que comprar para os seus namorados. A loja arma uma nova Kamikaze, sua pop-up store, em edição especial para homens até 19 de junho.



Se interessou pelo assunto? Acesse http://trendwatching.com/trends/POPUP_RETAIL.htm e conheça um pouco mais sobre esse assunto no mundo.
Postar um comentário