9/28/2009

Nem só a NET vive de Combos...


Primeiro veio o Combo McDonalds, depois a NET com aqueles comerciais irritantes e agora o Tumbrl !

Pra começar, em 2009, 9 entre 10 posts na blogosfera tecnológica foram sobre Mídias Sociais e o 10º foi esquecido pela população. E agora, adivinha, chegou mais uma para nos atormentar, o Tumblr.

Um serviço de postagens conhecido pela facilidade e simplicidade oferecida ao usuário, lógico, comparado a interfaces e plataformas de serviços de blogging, como o Blogger e o Wordpress: o cadastro é rápido e as ferramentas para atualização disponíveis são simples e até que intuitivas, fazendo com que o usuário possa postar textos(blogger), fotos(flickr), músicas(lastfm), links(twitter), citações(de novo twitter) e vídeos(vimeo) diretamente de qualquer gadget, seja e-talking ou m-talking, que tenha acesso a internet sem dificuldades.

O serviço foi criado em 2007, por David Karp, com a ajuda de Marco Arment no desenvolvimento. Mesmo com este curto tempo de vida, a rede já conta com 1.095.384 blogs (ou no caso tumblelogs) e mais de 118 milhões de posts.

O QUE ELE TEM DE LEGAL??

Você pode seguir os blogueiros dessa plataforma, o que facilita muito, já que não conseguimos seguir nossas leituras no Blogger ou Wordpress. Em relação a feedbacks, o sistema não conta com as páginas de comentários, mas conta com “likes”, semelhante aos “props” distribuídos no Blip.FM ou aos “diggs” que se dá a uma notícia no Digg. Quanto mais “likes” um post tiver, mais popular entre os leitores ele é.

O QUE ELE TEM DE BOM PRO MERCADO??

Ele já vem com Ferramentas de Mensuração. Tumblarity é a unidade que mede a popularidade dentro do Tumblr. O valor de cada blog, atualizado diariamente, é calculado levando-se em conta a periodicidade de atualizações, o número de seguidores que possui o usuário, originalidade de seu conteúdo, número de re-postagens de outros usuários e número de “likes”. Na tela de verificação da Tumblarity, é possível checar em que posição um blog se encontra em relação a outros usuários do mesmo país.

E aí, tá confuso? Se animou?

O TUMBRL é o tipíco programa perfeito, mas totalmente não-pop. Vamos dar tempo ao tempo e ver se ele pega como os hits das mídias sociais ou se passa despercebido como muitos outros que vieram !

Fonte: Riot multimídia
Postar um comentário