10/14/2009

BLOG ACTION DAY POST


Pra falar sobre ambientalismo e mudanças climáticas, nós do MKTfocus vamos focar no nosso dia-a-dia e de muito leitores do blog: The Office !!

QUANTAS FOLHAS DE SULFITE VOCÊ USOU HOJE?

DEIXOU O PC LIGADO NA HORA DO ALMOÇO?

O AR CONDICIONADO FICOU LIGADO MESMO TODOS ESTANDO COM CASACOS DENTRO DA SALA?

AS LUZES ESTAVAM ACESAS MESMO O COM O SOL GRITANDO NA JANELA?

Esses são só algumas das falhas básicas que todo escritório por puro comodismo e situação sine qua non fazem. E geram gastos com energia, produção extrativista, poluição e outros problemas que todos nós conhecemos e mesmo assim achamos que não somos culpados, ou pelo menos, não os únicos.

Por isso tenho orgulho de apresentar o que a empresa que trabalho começou a fazer para remediar pelo menos a parte dela no mundo para evitar os problemas ambientais.

No ano de 2006, a In Search/Box1824 e a Iniciativa Verde iniciaram um projeto para compensar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) decorrentes das operações da empresa. Para tornar-se neutra em carbono, foram plantadas 1.020 árvores nas margens do Rio Gregório, Sítio Santa Maria, município de São Carlos no interior de São Paulo. Nesse ano, foram emitidas 152,8 toneladas de dióxido de carbono.

Através deste reflorestamento foi possível melhorar a qualidade ambiental da área que se apresentava degradada. Desta forma, o projeto contribuiu ao mesmo tempo para um desenvolvimento local mais sustentável e para o combate às mudanças climáticas através da fixação do carbono.

O projeto consistiu de duas etapas. A primeira foi a produção do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) relativas a operação da empresa durante o ano de 2006 e 2007. A segunda foi estimar o número de árvores a serem plantadas para absorver da atmosfera este montante de GEE (quantificados em CO2e), tornando a In Search/Box1824 “neutras em carbono”. Empresas como a Lacoste Brasil, São Paulo Fashion Week, Opera Rock e Alice Ferraz Comunicação também fazem parte da iniciativa.

E ao entrar na empresa em 2009, me deparei com um projeto que visava ampliar ainda mais a devolução à natureza do que tiramos dela. Nesse ano, a empresa distribuiu aos seus funcionários uma sacola de algodão cru, dentro do movimento I´m not a plastic bag e, pela terceira vez, fez todo o processo para tornar-se neutra em carbono, só que esse ano com uma novidade: a agência se comprometeu em lançar aos ares 10% a mais de oxigênio necessário para neutralizar a sua emissão de Dióxido de Carbono, plantando 1.140 árvores.

Esse feito, do qual sou muito orgulhoso, tornou a agência de pesquisa e tendências, a primeira empresa da América Latina a tornar-se Oxygen Booster; ou seja, não apenas 100% neutra na emissão de dióxido de carbono como também emissora de Oxigênio, fazendo a sua parte para a reversão do quadro geral do Aquecimento Global.

É claro que estamos falando de um trabalho muito bem planejado e com interesse mútuo de todos os stakeholders envolvidos, mas você também pode fazer a sua parte e antes que eu caia no clichê de mandar você plantar uma árvore, vou simplesmente pedir a vocês que tornem seus locais de trabalho mais eco-friendly e a melhor forma de começar isso é responder NÃO as perguntas feitas lá no início do post.

Para ajudar a descobrir quais outros erros podem ser cometidos em uma sala 5m por 3m, apresento um vídeo desenvolvido exatamente para mostrar como vocês podem tornar suas salas e por que não, suas vidas, melhores.

How To Green Your Office from itsyournature on Vimeo.




Se existe uma tendência que todas as agências já descobriram é que o mundo não está aguentando mais e por isso peço a todos que me surpreendam e façam a diferença. Quem sabe esse não pode ser o tema do meu próximo TREND ALERT CONFIRMADO !!

*Blogueiros, façam sua parte. Inicie agora sua ação no Blog Action Day, criando novos posts ou reblogando o que acharem pertinente sobre o tema.

Postar um comentário