10/15/2009

Download é coisa de gente velha !!!


Recebi hoje pelo portal LC:N uma pesquisa feita pelo Guardian Music que revela algo que pode chocar os de coração mais fraco. Estou disponibilizando ela em PDF.

Enquanto o número dos que usam sites de streaming para ouvir música cresce, os que trocam arquivos de MP3 diminuem (uma queda de 16% entre janeiro de 2009 e dezembro de 2007). Parece que, enquanto parte da indústria e da imprensa especializada fica discutindo se o download de música é ilegal ou legal, a geração Y, o pessoal mais jovem entre 14 e 18 anos, está em outra, usando e abusando de forma crescente dos sites de Streaming.

Os preferidos são o Spotify e o Youtube, sendo que a Microsoft e a Virgin também devem lançar serviços parecidos de streaming de música em breve. Porém, isso não quer dizer que as pessoas estejam pagando por música, já que, em sua maioria, os sites de streaming utilizam versões gratuitas. Muito do apelo deles está na facilidade, é só apertar o botão de play e sair ouvindo uma música sendo que não existe o risco de pegar vírus ou ficar horas procurando por uma música para baixar na rede.

Para a indústria, é muito interessante esse crescimento, já que pode se ter mais controle sobre a forma como o seu conteúdo é distribuído. Vale mencionar que essa pesquisa foi feita na Inglaterra, onde, em geral, as conexões de banda larga têm uma qualidade superior à brasileira, e já que nem tudo são flores, mesmo os sites de streaming vêm enfrentando problemas para licenciar conteúdo junto a algumas gravadoras.

Primeiro teve a geração do vinil, depois a do CD, a do MP3 e agora a da “streaming media”, que cresce em torno de serviços como MySpace, MuxTape, Last.fm e iLike, que fornecem músicas para ouvir online, sem precisar baixar nada para o computador.

Quem está se sentindo velho, na era do KAZAA, põe o dedo aqui !!!
Postar um comentário