Páginas

10/15/2009

Download é coisa de gente velha !!!


Recebi hoje pelo portal LC:N uma pesquisa feita pelo Guardian Music que revela algo que pode chocar os de coração mais fraco. Estou disponibilizando ela em PDF.

Enquanto o número dos que usam sites de streaming para ouvir música cresce, os que trocam arquivos de MP3 diminuem (uma queda de 16% entre janeiro de 2009 e dezembro de 2007). Parece que, enquanto parte da indústria e da imprensa especializada fica discutindo se o download de música é ilegal ou legal, a geração Y, o pessoal mais jovem entre 14 e 18 anos, está em outra, usando e abusando de forma crescente dos sites de Streaming.

Os preferidos são o Spotify e o Youtube, sendo que a Microsoft e a Virgin também devem lançar serviços parecidos de streaming de música em breve. Porém, isso não quer dizer que as pessoas estejam pagando por música, já que, em sua maioria, os sites de streaming utilizam versões gratuitas. Muito do apelo deles está na facilidade, é só apertar o botão de play e sair ouvindo uma música sendo que não existe o risco de pegar vírus ou ficar horas procurando por uma música para baixar na rede.

Para a indústria, é muito interessante esse crescimento, já que pode se ter mais controle sobre a forma como o seu conteúdo é distribuído. Vale mencionar que essa pesquisa foi feita na Inglaterra, onde, em geral, as conexões de banda larga têm uma qualidade superior à brasileira, e já que nem tudo são flores, mesmo os sites de streaming vêm enfrentando problemas para licenciar conteúdo junto a algumas gravadoras.

Primeiro teve a geração do vinil, depois a do CD, a do MP3 e agora a da “streaming media”, que cresce em torno de serviços como MySpace, MuxTape, Last.fm e iLike, que fornecem músicas para ouvir online, sem precisar baixar nada para o computador.

Quem está se sentindo velho, na era do KAZAA, põe o dedo aqui !!!

11 comentários:

jhenny disse...

bom, prefiro continuar sendo velha pros outros..

Anônimo disse...

poxa, eu sempre achei que fosse o contrário! lembro doo kaazza, do soulseek... ah!

Vinícius*Magalhães disse...

Deixe-me curtir minha velhice então. Como você mesmo disse, na Europa as coneões banda larga são no mínimo 5x mais rápida do que a melhor doméstica vendida aqui. Claro que da pra curtir tbm os sites de streaming no Brasil, eu curto com minha humilde net de 2MB. Mas enquando existirem os I-Pods, Mp4,5,6, 7... haverá velhos baixando músicas. Eu prefiro!

Erich Pontoldio disse...

Não conhecia esse sites mas se é novidade estarei lá...hehe

Camilo C. de Andrade disse...

Isso é um fato! Até eu que já não sou da nova geração ouço músicas em streaming direto pra não baixar... heheheh

Obs: A imagem da nova geração parece a nova geração dos anos 80... kekekekekekke

Tá maneiro o post e o blog

Abraços
Camilo (http://www.veracidadesocultas.blogspot.com)

Unknown disse...

esses sites são legais, porém aqui no Brasil ainda não pegaram pois as conexões de banda larga não são tão acessiveis a população.

Anônimo disse...

Talvez isso tenha a ver com o fato de as conexões estarem cada vez mais rápidas! Antes era impossível tentar ouvir algo direto da rede, ficava parando, carregando o buffer... Agora, ouve-se praticamente em tempo real. Além disso, não precisamos mais ficar presos ao computador, pode-se acessar os sites também pelo celular, que acaba cumprindo o papel portátil dos mp3 players.

Quando tiver um tempinho, dá uma passadinha no meu blog. Ele conta as aventuras de uma garota tentando sobreviver a essa droga de adolescência.
http://diariodeumagarotaemapuros.blogspot.com/

Escorpiana disse...

Me senti uma matuzalém agora... :P

Tiago Ferreira da Silva disse...

Acho que sou um velho mais velho ainda....

Porque baixo arquivo compactado e faço backup em CD para escutar no som de casa...

Putz..do jeito que tá, daqui a pouco vão banir o CD. Se fizerem isso, vou sentir uma falta danada.....

Unknown disse...

isso é bom pq não
atolo a memória do meu pc com músicas, bas ta ouvi-las
baixar s´[o o essencial :)

Fábio Flora disse...

A gente fica velho tão mais cedo hoje em dia... Ainda baixo mp3, mas uso bastante o Youtube. O Last.fm também é ótimo. Abraços e sucesso com o blog!