10/10/2009

Dramas do E-commerce


O que fazer quando se estressa ou se decepciona com uma loja de e-commerce??? Se escreve um post sobre isso !!!

Tenho uma certa fissura por e-commerce e estou sempre procurando uma loja nova na web. De roupas a gadgets e de remédios a tapetes, eu já comprei de tudo online e olha que pouquíssimas vezes me arrependi de não ter visto o produto pessoalmente.

Mas como o mundo não é perfeito, muito menos na web que é tão recente, vários erros surgem e se fossem contornados o e-commerce seria um lugar melhor pra viver, quer dizer, pra comprar !

A incrível revista digital Smashing Mag, isso mesmo, a mesma do post abaixo, fez um post que é praticamente um serviço de utilidade pública digital. Apontou os maiores problemas da compra online e ainda jogou sugestões para resolver cada um deles:

1. Falta de detalhamento nos produtos
Solução: Aponte o máximo de detalhes sobre cada produto, mesmo que o layout fique um pouco carregado, as vezes é mais interessante usar termos do dia-a-dia do que forçar palavras técnicas.

2. Esconder informações de contato
Solução: Não ache que porque uma empresa online, ela não pode ter endereço, telefone, email e dados do empresário ou da marca, afinal se o produto vai chegar na casa do cliente é porque alguma instalação física e staff ele possuí.

3. Processo confuso para dados de pagamento e entrega
Solução: Combine o máximo de links possíveis em uma página. Ninguém fica feliz ao saber que deverá passar por dez páginas para concluir uma compra e principalmente elimine as páginas de pop-up e e que expiram frequentemente.

4. Exigir cadastro antes da compra
Solução: Tem coisa mais irritante que você sair comprando na loja todo empolgado e quando clica no produto ele te encaminha pra página de cadastro? O que é mais importante para a marca: obter informações do cliente ou efetuar vendas? Coloque o cadastro após a compra, afinal já que estamos comprando vamos precisar colocar os dados mesmo.

5. Fotos pequenas dos produtos
Solução: Já não vamos o produto pessoalmente e ainda por cima a foto é pequena! Quais as chances de você se arrepender da compra? TODAS. As lojas devem pensar no cliente como se estivesse numa loja física, deve colocar fotos do produto em vários ângulos e com zoom.

Pra mim, esses são os piores e precisam ser corrigidos o mais rápido possível, mas a Smashing citou 15 problemas e foi muito mais a fundo no detalhamento de cada um deles e de suas soluções. Se estiver interessado em descobrir mais, acesse o post da revista aqui.

Você já teve problemas com compra online? Qual é o maior drama na sua opinião: Layout, Banco de dados ou o Processo de finalização da compra?
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