Páginas

10/26/2009

Liberdade de expressão.


O Google criou hoje no YouTube um canal que defende a liberdade de expressão tanto na internet, quanto fora dela. Aproveitando a aproximação do dia 9 de novembro, data em que ocorreu a queda do muro de Berlim (1989), o canal Google Free Expression além de comemorar a fato histórico, quer promover o poder democrático na internet. Ação propícia para um cenário mutante na era da informação.

Já é passado: nos grandes veículos de comunicação que conhecemos, não só aqui do Brasil, mas no mundo inteiro, existiu a manipulação de informação. Por diversos fatores, sejam eles interesses políticos, governamentais ou organizacionais privados, nós leitores, estávamos a mercê de ler o que o mercado oferecia como “informação”. O que está mudando, já que conteúdo na internet é o que mais cresce a cada dia.

Eu não defendo nenhuma empresa, marca ou partido político que me agrade aqui no MKTfocus, faço questão de colocar aqui para todos os leitores, quais são as empresas que estão inovando e fazendo do nosso país uma nação mais digna de se viver e um mundo com mais oportunidades para todos. Sim, eu sou nacionalista, acredito no Brasil e em alguns gringos que investem na gente também.

“A maioria do que se lê por aí é duvidoso, mesmo o que sai nos grandes jornais.” Comenta Tiago Ferreira, jornalista. E é a mais pura verdade. Não que estejamos desprezando o trabalho dos grandes jornais e revistas de diversas editoras pelo mundo, com tantos profissionais de qualidade que possuem para nos dar as informações na medida certa, centralizada e focada nos nossos interesses mútuos. Mas, ao vivenciar e trabalhar com isso, sabemos muito bem qual é a influência política em muitas informações, seja do governo, empresas, organizações ou pessoas.

Um cenário que está mudando, de acordo com o comportamento dos leitores pelo mundo, que agora sabem peneirar a informação e quais são as fontes confiáveis para se ler uma notícia. Promessa de muitos blogs que estão aparecendo e brilhando na da web. Muitos blogueiros ganharam credibilidade na internet por falarem o que querem, sem preocupações e influências. São blogueiros que falam de moda, mercado, publicidade, política, saúde, economia, empregos, negócios, cultura, cotidiano, educação, esporte, tecnologia, etc. Alguma semelhança com cadernos de um jornal? Sim, porem com poucos investimentos para conteúdos de mais qualidade, com filmes, pesquisas, entrevistas e mega produções.

Posso afirmar que existe muito conteúdo de qualidade na blogosfera, profissionais conceituados e experientes que estão lançando informação na medida certa, informação que pode ir muito mais além do que o NYtimes ou uma Veja da vida. E a tendência está ficando cada vez mais clara para quem sabe peneirar um bom conteúdo na internet.

Imagens: Reprodução.

23 comentários:

Avassaladoras Rio disse...

Querido amigo avassalador... Muito bem lembrado e argumentado.
vamos esperar pelo dia 9 e ver o que encontraremos como "liberdade de expressão".

Thiago B.X disse...

Agora vamos ver que isso tudo vai dar so esperar, como foi disso muito bem lembrado o argumentoo

Caroline disse...

Sempre defendi a liberdade de expressão e gostei da iniciativa. Só nos resta esperar pra ver...

Inez disse...

Excelente post, a liberdade de expressão é essencial para o desenvolvimento social.

Mendy disse...

Faço minhas as palavras das avassaladoras, vamos aguardar pra ver o que é a "liberdade de expressão".
Com certeza temos coisas muito boas, na internet e so saber procurar, ter um pouco de paciência também

Gutt e Ariane disse...

Complicada essa situação, até pelo fato da provavel total ausencia de critério do que será disposto na internet.
Como se existisse uma verdade nua e crua que pudesse ser exposta. Jamais existira... o que existe são pfatos que temos de aceitar, mesmo que parcialmente, nem que seja pelo senso comum...

Rogerio disse...

muito interessante..gostei da idéia...tomara que ninguém tente impedir essa liberdade...

Thamara disse...

Meu maior sonho até pouco tempo era ser jornalista, na verdade ainda existe este sonho em mim e por mais triste que seja para um jornalista, eu tenho que concordar com você... O futuro jornalistico está resumido em blogs e textos rápidos na internet. Jornais e revistas? Vão ser extintos muito em breve eu acredito. O que para mim não é legal... Mas, viva a modernidade! A propósito, muito bom o blog!

Limã☼ Analógic☼ disse...

Muito bom!

Realmente, hoje a blogosfera vem crescendo não só em número de usuários e leitores, mas também em qualidade.

Os blogs chegaram à vista de pessoas com qualidade de escrita que com as restrições para escrever em meios de comunicação impressa não viam oportunidade de escrever.

Sim, a influência que as grandes editoras e emissoras tem sobre a população é enorme, e foi crucial para algumas das mais negras passagens da história, o que ficou inegável depois do lançamento do filme/documentário; 'A Revolução Não será televisionada'


Parabéns pelo post.

Adriana disse...

Brilhante você !!!!

Um texto que ao mesmo tempo em que informa, expressa totalmente a sua opinião.
Penso como você, mas confesso que sou mais crítica, acho que no mercado atual dificilmente uma grande empresa dá ponto sem nó, mas vamos aguardar, não tenho nada contra este tipo de trabalho. E como você mesmo disse, temos hoje a oportunidade de peneirarmos as informações existentes e formarmos as nossas próprias baseadas naquilo em que acreditamos e queremos.

Grande abraço.

mulherices disse...

Ótimo texto!

É bem isso mesmo, infelizmente: a grande mídia perdeu a credibilidade, virou refém de interesses diversos, inclusive (e talvez principalmente) da PUBLICIDADE.

Também há o tal insuportável "senso comum" que norteia a "opinião" da imprensa, algumas coisas que se tornaram "verdades absolutas".

Os blogs são praticamente o único território livre para opinião hoje em dia.

Benhur disse...

Gosto muito de saber que a cada dia que passa há mais liberdade de expressão e mais maneiras de torná-la real e receber a atenção de todos.

Minerva 02 disse...

O google e suas novidades
liberdade de expressão é isso ai

Strider disse...

É por isso que eu não leio mais jornal. E quando leio não acredito mais nele.

Agora todo mundo vai deixar de ser "jornalista" pra ser "twitterista". E vamos ser pagos por isso!

Lêlê Mafalda disse...

Eu tenho medo do google.
Ele vai dominar o mundo.

Carol disse...

Liberdade de expressão está no direito civil.
Como jornalista, odeio a forçada manipulação da informação. E agora, com a queda do nosso diploma, a tendência seria piorar? Acho que sim. Pelo menos, no início.

Fábio Flora disse...

"Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós!" Abraços e sucesso com o blog!

Lauuuu* disse...

Eu adorei a ideia... viva a manifestaçao do pensamento !! A ditadura ja passou.

War Inside My Head disse...

Liberdade de Expressão é fudamental hoje em dia ...pena que muita coisa é distorcida pela propria midia... A midia não responsavel ...pois no meu ver ela manipula muita coisa a favor de seu interesse e não da sociedade!

Nat Valarini disse...

BOM DIA!

De fato a internet é a democratização da informação.

Com tantas opções de fontes para 'colher' notícias, só fica ilhado num único ponto de vista quem quer.

Toda nova ferramenta, como a citada no texto, é válida. Basta que o usuário passe uma peneira em tudo o que vê, buscando separar as melhores partes, dentro de vários pontos de vista.

Excelente texto!

Joice disse...

Bm lembrado que muitos já sabem como selecionar as informações, mas infelizmente ainda resta inumeros que acreditam em tudo. Fica aqui a minha esperança de que cada vez mais os jornais, blogs e qualquer outro meio de comunicação sejam confiaveis e bm aproveitados.
Liberdade de expressão já!

Manoel Leonam disse...

O problema da liberdade de expressão é quando se fala o que não se quer ouvir. Enquanto está em cima da unanimidade não há problemas, o problema são as vozes destoantes.

Pobre esponja disse...

Entre Downloads, poder de aproximação e etc, o que mais admiro na NET é essa possibilidade de Liberdade de exopressão. É a vez dos Independentes.

abç
Pobre Esponja