Páginas

10/23/2009

O perfil dos blogs no mundo III


O segundo dia do Seminário de Tendências e Inovação em Web do Senac-Rio foi dedicado ao Comportamento Social-Antropológico. Grande parte dos palestrantes focou na geração net-friendly que surgiu no início dos anos 2000, trazendo hábitos como compras, acompanhamento de notícias, relacionamentos e empregos para a Web, mostrando as conseqüências culturais e respostas de mercado que essa geração foi responsável.

A última participação da Technorati no Seminário trouxe nessa sexta a parte final do estudo State of the blogosphere 2009 ratificando algo que era quase evidente, mas que merecia estudos mais profundos: O Twitter vem se tornando importante redirecionador de tráfego, ambiente de embarque para os blogs.

Na segundo participação no seminário dedicado a tendências e inovação na web, o State of Blogosphere mostrou que autores de blogs utilizam o Twitter mais do que a média da população internauta. Em grande parte, para promover seus blogs e entender melhor sobre o que de mais importante as pessoas estão discutindo. Resumindo, os blogueiros sabem usar os serviços do Twitter de forma melhor que os não-blogueiros.

Em alguns blogs com mais de 100 pageviews/dia, o serviço de microblog já é responsável, em média, por 83% desse tráfego, sendo que 52% dos autores de blogs postam no Twitter links para os seus posts como forma de atingir isso; as outras formas são tweet sobre o assunto e o re-teeting de outros usuários.

Política, tecnologia, celebridades e negócios estão entre as áreas que mais sofreram influência dos blogs. As tendências apontadas pelo report mostram que daqui a 10 anos (tendência de longo prazo) os blogs terão um impacto ainda maior nessas áreas. Alguns sinais mostram que a dinâmica e volatidade desses segmentos são a causa desse fator, tornando os blogs, veículos mais propícios para divulgação do que revistas e jornais especializados.

O estudo terminou de forma otimista, afirmando que os blogs caminham para globalizar a liberdade de expressão, abrindo caminho para uma sociedade mais tolerante e democrática, sendo apontado como os pioneiros do chamado Self-made News: situações em que os próprios leitores se tornam criadores de notícias também, tornando o processamento de notícias uma via de mão-dupla.

Resumindo e mastigando o que foi mostrado pelo State, pode-se concluir:

* O uso de blogs se estacionou em uma faixa etária e certo nível educacional. A maioria é homem, nível superior, entre 18 e 44 anos.
* O custo é o principal motivador na escolha de uma plataforma de blog. Mas como a maioria delas é gratuita, acredito que a questão de recursos e customização passa a pesar bem mais na escolha.
* Blogs estão bem mais ligados a uma economia não-monetária do que monetária. Estão mais relacionados à construção de reputação do que a “fazer dinheiro” de fato. Reputação e atenção são “quase moedas” entre os blogs. Isso explica em parte por que a maioria ganha dinheiro indiretamente com o serviço de blogging.
* Dos que tentam ter renda (monetária) com os seus blogs, uma parte está fugindo do Adsense e experimentando outras formas de receita, novas redes de anunciantes e/ou utilizar o blog como isca para vender serviços pagos, como palestras, consultorias e freelas.
* O uso de dispositivos móveis para atualizar blogs é crescente.
* Os chamados sponsoring posts são as formas mais atuais de conseguir receita e ganhos diretos com o serviço de blogging. Apesar do serviço ser proíbido em alguns países.
*O Twitter e a popularização das plataformas de redes sociais têm efeito sim nos blogs, seja na forma de redirecionar tráfego para os blogs ou de roubar a atenção e o tempo deles (certo perfil está blogando menos, entre outros motivos por causa do Twitter).

Pra finalizar a saga dos posts sobre o Perfil do blogs, deixo aqui uma excelente matéria completa apresentada pelo Jornal da Globo ontem à noite sobre "Os sites de relacionamento como fonte de renda". Ideal para mostrar a realidade de todas as informações apresentadas pela Technorati no evento.

Amanhã é o último dia do Seminário dedicado ao terceiro componente do tripé das tendências: O Design. Mesmo sendo um assunto amplo e com inúmeras vertentes de influência, é esperado que o foco seja nas inovações em layout e interfaces para melhorar o relacionamento das pessoas com a tecnologia. As palestras do Iphone Apps e das Lojas Virtuais são as mais esperadas, mas isso é assunto só para amanhã.

Fernando Dantas direto do Rio de Janeiro.

29 comentários:

S. Narciso disse...

e, pra vc ter uma idéia, rola no Twitter uma lista com os blogueiros que usam da ferramenta como plataforma para divulgar seus links, e como forma de interagir com a galera! esta lista é um sucesso, é a terceira em numero de followers no mundo todo!

Bacana o blog, vcs que são do mkt, visitem qqer dia o Puma Negro, onde o tema é abordado de uma forma bem peculiar!

http://opumanegro.blogspot.com/

Régis Calheira disse...

Muito bom. Seria muito bom algo do tipo aqui em Salvador - Bahia

S. Narciso disse...

gostei mesmo do blog, já vou deixar um link pra cá no meu "Puma Negro"

Pobre esponja disse...

Nada como escrever um blog. A liberdade e o etcetera. A verdadeira e prticamente única liberdade real de expressão que conheço - até não ser (bato 3 vezes na madeira) contaminado, por assim dizer...

abç
Pobre Esponja

Catia ♥ Lucia disse...

Nossa... gostei vou usar o twitter para divulgar o meu blog rsrsrs

www.corpodiscente.blogspot.com

Anônimo disse...

Realmente um blog interessante..
:)

Adriana Resende disse...

Eu escrevo no meu blog por diversão, mas confesso que leio muitos blogs bacanas, principalmente de política e econômia, acho um veículo fantástico.
Quanto ao Twitter, não me aventurei por lá...

Pedro Sombra disse...

Muito, realmente muito bom esse texto informativo. Eu, que estou voltando a bloguear após alguns meses parados (ao todo foram três blogs, sendo que o último foi o que durou mais tempo, ams voltei com um novo) estou voltando a escrever, isso faz cerca de três dias. Sempre uso como fonte de divulgação o Twitter, ainda mais agora, que está cada vez mais forte no Brasil e no mundo.

Enfim, gostei muito do seu blog e até vou me tornar seguidor, ´se puder dá uma passada no meu blog:
http://hipocrisiacrista.blogspot.com/

Macaco Pipi disse...

EXATAMENTE PRA ISSO QUE USO O TWITTER.

BLOGS E REDES DE RELACIONAMENTO SÃO A GRANDE ONDA PRO MKT DIGITAL.


MAS FUGINDO DISSO, MUITO MALA QUEM FICA USANDO O TWITTER PRA DAR INFORMAÇÕES PESSOAIS. ¬¬

FÚTIL.

Anônimo disse...

Muito interessante, desconhecia.
inteligente suas postagens!
Belo blog.

Diego Janjão disse...

Eu posto no meu blog por diversão só, porém, o reconhecimento eh um objetivo!

rsrs

Neuro-Musical disse...

Gostei muito do tema do texto. Sim, de fato, os blogs são o futuro. O Twitter está possibilitando isso, porque junta tudo em uma coisa! É magnifico ver que os blogueiros como nós estão ganhando importancia!

http://cerebro-musical.blogspot.com

Unknown disse...

Ótima matéria. Estou usando o Twitter a apenas 2 dias, e ainda não saquei direito qual é a dele. Qoanto aos blog, são ótima fonte de informação, e divertimento.

Jeniffer Yara disse...

Muito bom! Cara amei ficar sabendo mais sobre tudo isso! *.*


Bjs!

Millena disse...

Gostei do seu blog!Excelente, mas não sou adepta do twitter.Detesto aliás!

Dddc disse...

Muito bom seu texto, escreves bem.

Admin disse...

muito bom mesmo! vi a reportagem do jornal da globo. e agora lendo seu texto, só confima minha tese de nada melhor de que a blogosfera para aprender, ensinar, informar e se informar. tudo em um espaço gratuito e livre!

Hi! disse...

Ah sei la, acho que não podemos difinir como "o PERFIL dos blogs" acho que cada um tem sua ideias principal, seu assunto, e preferencias. No casa o meu que é sobre moda, um assunto dificilimo de se achar por aqui.

Naya Rangel disse...

O Twitter realmente é uma ferramenta excelente de divulgação! Mas algo que é realmente infalível para o sucesso de um blog, é a intereção entre blogs ... A blogosfera está ficando cada vez mais diversificada, só não sei até que ponto isso é bom!

Abraços!

Ingo disse...

Seu blog tem coisas legais
Parabens

Gutt e Ariane disse...

Até salvei essa sua postagem no meu micro pra ler com mais calma... ; )

Carla disse...

E td que tem tanta oferta, claro que compromete a qualidade. Tem mto blog abaixo do ruim, mas tb tem muito blog feito por profissionais, por pessoas que têm conteúdo e que dão um prazerzaço de acompanhar...tipo este...

Fábio Flora disse...

A diversidade dos blos apenas reflete a diversidade da própria internet. Abraços e sucesso!

Anônimo disse...

Está tudo, li a tua web page e gostei tanto, tás a escrever bem!
Vai em frente com o bom tema!
Ate a vista

Anônimo disse...

Realmente gosto do design gráfico e de navegação do site, fácil sobre os olhos e bom conteúdo. outros sites são apenas demasiado transbordando com propagandas

Anônimo disse...

Maybe I`ll be Captain Obvious, but... it's only few days to New Year last, so let's be happy!
Hoho3ho!)

Anônimo disse...

olá, tens um blogue fantástico, gostei de o ler, e mais uma vez aqui venho pois como estamos na altura do natal Feliz Natal, e que para o ano faças muitas postagens a todos os blogues, são estes os votos de felicidade dos bloguers!
Bom Natal e um fantástico ano novo

Anônimo disse...

hello, visitei o teu blog para dar a todos um fantástico ano novo!
Adeus

Anônimo disse...

Espectacular página, embora não estou de acordo com umas coisas que escreveste embora no global uma boa reflexão!