11/15/2009

A sinergia brasileira no TEDxSP


Neste sábado, um evento de proporções mundiais aterrisou em São Paulo e atraiu mais de 800 pessoas que ouviram a opinião de diferentes especialistas por mais de 12 horas sobre apenas um assunto: O que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora?! - Essa foi a missão do TED versão São Paulo ontem.

A repercurssão foi maravilhosa e a divulgação em tempo real das coisas mais legais pelo Twitter e outras mídias na web foi incrível. Procurando #TEDxSP no Twitter você vai encontrar 99% de elogios e pessoas realmente impressionadas com o evento. Não é para menos, Helder Araujo, Raphael Vasconcellos, Dudu entre outros voluntários fizeram um trabalho impressionante em todos os sentidos.

Assisti 34 apresentações com duração entre 5 e 15 minutos sobre os temas mais variados, de psicologia a química e de publicidade a engenharia médica. Devido ao meu trabalho focado na pesquisa de inovação, principalmente nas áreas de alimentos e cosméticos, os eventos já vêm se tornando repetitivos e com as mesmas caras sempre, o problema disso é que se entra num funil que afunila cada vez mais, chegando no que os pesquisadores chamam de Miopia de Pesquisa, quando se perde a visão panorâmica e não consegue-se ver outros pontos de vista de um mesmo assunto - perdendo então coisas que podem ser realmente relevantes.

Por isso o TEDxSP foi inovador no Brasil ao trazer palestrantes de áreas que não consideramos pertinentes ao nosso dia-a-dia e só quando estão juntas é que se dá o real valor no conhecimento adquirido. Novas idéias, novas visões, um mesmo objetivo...esse é o aprendizado que tiro depois de quase 12 horas de um bombardeio de informações.

Parabéns aos produtores e voluntários que trouxeram essa idéia maravilhosa para nós e parabéns aos ouvintes que saíram do TEDxSP com uma nova visão sobre o mundo e cientes de que sinergia entre as áreas é exatamente o que o Brasil tem a oferecer agora para o mundo !

Marcela Barahona - Enviada especial do MKTFocus para o TEDxSP.
Postar um comentário