Páginas

12/14/2009

Os ventos da mudança II

Pra quem leu o post Ventos da Mudança ficou sabendo de algumas tendências que começaram a surgir nos últimos anos e têm tudo pra movimentar os paradigmas da próxima década. Alguns outros sinais (com um pouco menos de força) também podem indicar mais mudanças. Seguem abaixo outras tendências que poderemos ver em breve.

1 – Novos formatos na TV. Depois de quase 15 anos no ar, o formato Big Brother foi cancelado na TV inglesa, local onde a febre começou e ao mesmo tempo, outros programas no mesmo formato de realidade “falsificada” começaram a sofrer quedas em todo mundo. Os programas de realidade com conteúdo como Idols, The X-factor, ANTM e Hell´s Kitchen também chegarão a sua exaustão e até a poderosa Oprah anunciou sua retirada da TV aberta em 2011. O que já é perceptível é que o gosto do consumidor por ver a realidade como entretenimento acabou e novos seriados já dominam o buzz entre a audiência. Quantas vezes vocês já viram Glee entre os trending tropics do Twitter?

2. A nova cara das Belas Artes. Esse ano de 2009 aproximou e muito as gerações X e Y dos museus e os responsáveis por isso foram os grafites, ilustrações e instalações que tomaram conta de galerias, ateliês e museus em todo mundo. Os Gêmeos brasileiros se tornaram um fenômenos mundial e finalmente conseguiram ser percebidos pelo público brasileiro. Os novos formatos de expressão artística estão dando tão certo que até o poderoso Guggenheim, que vai completar 50 anos, pretende “refocar” sua visão de arte.

3. Design? Só se for Ecodesign. A moda, a arquitetura e o design deram uma bela estagnada nessa última década e o que mais se viu foram as sucessivas reformulações das décadas passadas. Mas nada chamou tanta atenção como o enfoque no Ecologicamente Sustentável e as inovações em prol da natureza. Palmas para os gênios da reciclagem que tem tudo para virar um belo segmento de mercado em 2010.

4. Mercado interno sim!!! Quantas fusões foram vistas nos últimos cinco anos e em 2009 culminaram, acredito eu, nas maiores já vistas no Brasil. Com a economia externa enlouquecendo e o dólar caindo, resta ao Brasil acreditar nos brasileiros. A fusão Pão de Açucar+Casas Bahia sem dúvida vai remodelar o mercado varejista brasileiro.

5. Brasil, ame-o ou obrigamos você a amá-lo. A saída precoce da crise, a decolagem internacional, o pré-sal, as parcerias políticas e tantas outras coisas declamadas por Lula na verdade escondem um país que tem a educação em frangalhos e um sistema de saúde que só com muito milagre. Um insalubre clima de autoritarismo popular se anuncia e infelizmente é uma tendência que pode ou NÃO acontecer em outubro do próximo ano.

E que chegue 2010 !!

Post dedicado ao Caldas, o qual sou fã incondicional.

Imagens: Divulgação

5 comentários:

Mateus disse...

Televisão sempre tem, a cada certo tempo, mudanças consideráveis. O que não significa que os velhos formatos venham a desaparecer. O que acontece é que eles ficam no limbo um certo tempo e depois voltam com força total.

http://paralaxehiperbolica.blogspot.com/

Theles disse...

Site Ferá Bem, Cuidado Stilo Show Continue assim D: vou divulga pra amigos '-'

Poseidon disse...

Realmente, a industria nacional está impressionando, vale lembrar que atualmente uma multinacional brasileira é a maior produtora de produtos de origem animal do MUNDO.

E realmente, programas tipo reality show já esgotaram, desde o inicio não consegui entender qual era a grande graça disso, mas o que continuo não entendendo é como isso ainda faz sucesso por aqui... Horrivel!

Esperamos um ano melhor em 2010, o Brasil está crescendo e espero que continue assim, só espero que a política mude um pouquinho e o lula e companhia saiam do poder por uns tempos...

Unknown disse...

Anseio por essas mudanças!!!

E viva o Ecodesign!!

Sonho com o dia que alguma guria irá dizer "Nossa, BBB já tá chato" kkkkkkkkkkk

Já to seguindo no twitter...

Abraços
Rodolfo
www.borarir.com

SinaldoLuna" disse...

De certo, as comunicações ganham novos formatos. Porém, os mais antigos nem sempre são deixados no esquecimento.
Como acontece com o rádio!

Com certeza ainda vivenciaremos revoluções pelas quais nem imaginamos. O que hoje temos como revoluções comparadas com algumas ferramentas de décadas, num futuro bem próximo, descobertas irão fazer com que os dias atuais também recebam nomes de antiquados...
Isso, claro, se o mundo não acabar em 2012 xD

Parabéns pelo blog e...

Sucesso!

www.sinaldoluna.blogspot.com