1/08/2010

FORD FIESTA MOVEMENT

A Ford provou que as mídias sociais pode dar mais retorno do que a mídia convencial. Ela encerrou um trabalho magnífico no primeiro capítulo do Movimento Fiesta, e joga na cara, como exemplo para muitas montadoras que não acreditaram no cyberspaço para realizar as suas ações.

Nos Estados Unidos, 100 consumidores net-friendlys, que utilizam mídias sociais, ganharam um carro Fiesta para usarem durante seis meses, e durante este período, tiveram diferente missões a cada mês. Elas renderam diversas histórias com experiências diferentes de cada usuário, uns em busca de aventura e outros de novos caminhos. Todas as histórias foram documentadas nos sites YouTube, Flickr, Facebook e Twitter.

Resumindo: os efeitos da campanha foram impressionantes. O Fiesta tem agora 6,5 milhões de acessos no site e 50.000 pedidos de informações sobre o carro. A Ford vendeu 10.000 unidades nos primeiros seis dias de vendas. Os resultados vieram a um custo relativamente pequeno, pois os gastos do Movimento Fiesta com a TV foram considerados pequenos na rede nacional americana.

A linha histórica da montadora, que é documentada nos livros de administração, vem à tona nos tempos atuais, e posso apostar que veremos no futuro, o Fordismo documentado também nas mídias sociais como um case de sucesso.

Na foto, 3 dos agentes escolhidos: Parris, Sebastian, & Sandy

Mais infos: Harvard Business Review | Wired

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