Páginas

1/26/2010

O complicado mercado de Games no Brasil


Já que estamos em clima de Campus Party no Brasil, vamos a mais uma dose de GeekNews por aqui.

O Gamasutra, conceituado e famoso site de games da gringa, publicou um relatório muito bom sobre o mercado de games no Brasil (eu aclamo qualquer artigo gringo que fale sobre o Brasil, seja falando bem ou mal). O artigo é assinado pelo simpático designer de jogos James Portnow (no final vocês vão entender o porquê do simpático).

Portnow fez uma análise clara, direta e acertou em vários pontos que meus amigos da área comentam e muito, como o exôdo de talentos brasileiros que vão trabalhar em empresas fora do Brasil devido ao baixo investimento nacional e o fato da alta tributação atrapalhar o mercado brasileiro e gerar uma gama de pirataria que aproxima o setor ao mesmo nível dos itens de luxo e do audiovisual.

Recomendo aos interessados lerem o texto na íntegra e mandaram suas dúvidas (pertinentes e sensatas, claro) diretamente para ele. James responde, encaminha artigos e até outros contatos para todos os leitores interessados por email, e o Mktfocus fez a prova.

Imagem: Novos lançamentos XBox 360.

6 comentários:

Erich Pontoldio disse...

Baixos investimentos e alta tributação ???
Isso acontece em quase todas as áreas produtivas no Brasil

Michelle disse...

Infelizmente não é só no futebol que perdemos nossos craques pra outros países. Eu vejo isso acontecendo com bons desenvolvedores gráficos, pessoas muito criativas, que por aqui não encontram boas oportunidades.
Eu morei por alguns meses com uma guria americana que antes de vir pro Brasil trabalhou na Nintendo, fazendo teste de jogos. Pagavam pra ela jogar e avaliar os games. Trabalho dos sonhos? Aqui no Brasil, com certeza!!

Wander Veroni Maia disse...

Opa! Confesso que já me interessei por games, mas hj não é um assunto que me chama tanta atenção. Mas adimiro quem escreve sobre o assunto e faz análises pertinentes e informativas.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Fabrício Bezerra disse...

eu já vi em reportegens que no Brasil pessoas de vários lugares sabem fazer direitinho um game,mas eu não conheço nenhuma empresa grande de games brasileira.com certeza se investissem mais nessa area

Anônimo disse...

Eu jogo video game. Tenho um Xbox 360. Mas nunca vi nenhuma produtora competente de games no Brasil!

Yaser Yusuf disse...

De uma certa forma: tudo que temo de bom acaba indo para fora...assim como é com os demais produtos, e serviços ( enquadram-se) nesse quisito os profissionais com alto gabarito e conhecimento!
Infelizmente nesse pais patético, onde impéra a falta de cultura e ética, nos sobra somente lamentar!