Páginas

1/08/2010

Uma Visão Global da Web...literalmente


Depois de muito trabalho foi divulgado o primeiro mapa percentual das ações online em todo mundo. A idéia da GlobalWebIndex foi mostrar que mesmo em um mundo globalizado e com acesso aos mesmos conteúdos na web, cada país se destaca por possuir mais usuários em um determinado segmento.

Os líderes all-around, em todas as categorias são, claro, a China, Estados Unidos. Índia e Brasil.

As categorias selecionadas são já velhas conhecidas dos leitores do MKTfocus: (1) Upload de fotos online(flickr); (2) Upload de vídeos online(vimeo); (3) Gerenciar um perfil em sites de relacionamento(facebook); (4) Escrever um blog(blogger) e (5) Usar os serviços de microblogging(twitter). Os sites citados são apenas exemplos das categorias.

O mapa apresenta uma visão global de atividade social online por mercados locais em todo mundo. Para criá-lo, foram entrevistados 32 mil usuários em 16 países em busca de informações sobre o impacto das ações sociais no comportamento do consumidor, o poder da comunicação que pode ser explorado em cada país e o papel das marcas dentro desses cenários.

O estudo é muito bom, ideal para empresas que colocaram as mídias sociais no planejamento de marketing desse ano e apresenta a parte mais importante desses tipos de estudo, a visão qualitativa.

São apresentados no estudo da GlobalWebIndex as razões por trás de cada tendência, como fatores demográficos afetam cada percentual, o que motiva os usuários a utilizar cada mídia e como as marcas deveriam atuar na internet considerando o comportamento dos usuários.

As principais tendências apontadas foram:

O impacto maciço na China: A grande maioria da população online nas mídias sociais se encontra no bizarro terreno chinês, o que impede maiores usos da informação já que se sabe que o volume não oferece grande impacto para as ações locais.

Baixo envolvimento no Japão: Sim, parece chocante a informação, mas acreditem, isso é sinal de progresso. O mapa percentual analisou apenas ações feitas a partir de PCs e isso mostra que grande parte dos usuários japoneses se utiliza de mecanismos mobile para acessar as mídias sociais. Pouco mais de 34% dos usuários das redes sociais acessava os conteúdos através de celulares no mês da pesquisa, comparado com 3% em Reino Unido, uma indicação do escalonamento em que o futuro está se dirigindo.

O baixo nível de engajamento em microblogging: Apesar do hype do Twitter,
microblogging ainda não é uma atividade social de massa em nenhum lugar comparado ao tamanho da escala dos blogs.

Para os interessados na pesquisa entrem em contato com a GlobalWebIndex.

Imagem: GlobalWebIndex.

6 comentários:

Marcelo Leite disse...

Interessante.
Essas ferramentas jamais serão esquecidas ou antiquadras.
Belo blog.

Pedro disse...

Heey,
Acho que o Brasil estaria enfiado no Twitter e no Orkut!
HEheheh

F-29 disse...

Seu blog é muito bom , além de informar, incentiva as empresas a patrocinarem as redes sociais e blogs !



Parabéns pela postagens !

Arash Gitzcam disse...

pesquisas desse tipo são sempre bem-vindas...

Duchamp disse...

Olá!
Excelente post o seu!
Muito interessante e igualmente bem escrito.
Vou ler as outras postagens também.
Gostei do layout também.

Abraços

Avassaladoras Rio disse...

Querido amigo avassalador...Muito legal sua pesquisa sobre esse universo que ao invez de expandir encolheu o mundi aproximando todos ....