Páginas

1/07/2010

VOCÊ SABE LER ? PARABÉNS !

Hoje é dia do leitor. Quem lê, abre janelas, vai para outros lugares, atravessa fronteiras e alcança destinos inalcançáveis. Ler é viajar. E é através da leitura que o ser humano passa a obter conhecimento, conhece lugares onde nunca esteve, se remete ao passado histórico, ao presente inexistente e vai ao futuro provável.

Agradecemos por ter o dom da leitura, por ter o senso de escolha do bom conteúdo e por ter ao nosso alcance um leque de oportunidades para que os nossos olhos enxerguem e para que o nosso cérebro processe a informação.

Mas ler nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente aqui no País, onde muitos jovens vão direto ao trabalho e por questões financeiras familiares, os estudos ficam fora do plano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assinala que apesar do considerável alcance do ensino fundamental no país, o Brasil ainda apresenta um índice de analfabetismo elevado, com 14,2 milhões de jovens com mais de 15 anos que não sabem ler ou escrever um bilhete.

É importante lembrar que não se nasce alfabetizado, e que nem todo o povo brasileiro tem fácil acesso à educação. Muitos percorrem horas para poder chegar à escola, e, mesmo assim, ainda dedicam as horas restantes do dia para o trabalho. Mesmo com tantos desafios, ao poucos vamos chegando lá. O simples gesto de doar um livro a uma criança já é um bom começo.

Lembramos que o leitor não é passivo, cada um tem o seu jeito de interpretar uma história, imaginar lugares e situações. Com o tempo, a prática da leitura nos faz procurar livros mais complexos, com linguagens mais vastas e com focos diferentes, o que faz da nossa curiosidade ficar cada vez mais forte e o nosso conhecimento, cada vez maior. E conhecimento, é uma coisa que ninguém esquece.

Parabéns aos leitores do MKTfocus pelo seu dia!

13 comentários:

João Arêas disse...

Eu não sei o que seria de mim sem os livros, não troco nada por eles.

http://enigmasdocotidiano.blogspot.com/

Vinny Gracindo disse...

Doar um livro apenas num é bastante. É preciso o governo ser menos corrupto e investir mais em educação, eu até suspeito que eles não investem porque se investirem as pessoas alfabetizadas vão perceber o quão ladrões são esses governadores e nunca mais irão votar neles ;]

Frank Morgan disse...

Ótimo texto. Realmente devemos dar valor á essas coisas pequenas que fazem toda diferença. Há tantas pessoas no mundo que não sabem ler e nem escrever. Devemos agradecer a Deus por tudo que já conseguimos, que certamente foi ele que nos deu.

Um abraço
www.desconectado.net

Inez disse...

Adoro ler, não há nada que substitua um bom livro.
Como você diz no texto com a leitura viajamos para lugares inimagináveis, adqurimos mais cultura.

Walkyria disse...

nossa nao sabia q existia o dia do leitor, fico feliz por isso...afinal de contas sou uma leitora nata.
abraços...parabens pelo blog

Millena Blogueira disse...

Ler é sempre bom, adquirir conhecimento é essencial ao ser humano.

Daniel Silva disse...

ler é tudo de bom. falar dos benefícios da leitura é chover no molhado. abraço

Guilherme_Arconexo disse...

Ler é essencial para a educação. Mas falta também iniciativa das escolas tanto privadas quanto publicas.

Priscila Bellini disse...

Gostei muito do post, e leitura, pra mim, é essencial, graças ao fácil acesso à leitura de minha parte.
Mas é válido (e necessário) ver que nem todos tem tal privilégio e que cabe a nós mudar essa realidade.
Parabéns pelo blog.

30 e poucos anos. disse...

Eu gosto muito de ler mas tenho que reconhecer que algumas publicações ultimamente estão bem ruins...quase impossíveis !!!

Leitura nos traz conhecimento !!

Bruno A. disse...

Eu não sei o que seria de mim sem os livros, não troco nada por eles. -doois. Talvez uma das coisas mais importantes pra mim é aleitura *---*' Parabéens pelo blog! Visita lá o meu também: http://gagauhlala.blogspot.com/

Christian Vinicius Bazyl disse...

Eu adoro ler
Texto muito bonito. Parabéns

Karine Lima disse...

cara, tipo assim, eu sem livros, não sou eu!
escolhi a minha faculdade por causa deles e axo muito importante a gente fazer as proximas gerações gostarem de ler tbm!
bjãão