2/05/2010

ZEITGEIST(ing)

Existem inúmeros métodos para identificação de tendências no mundo e todos os dias, as principais agências do setor criam novas metodologias para serem mais precisas e mais rápidas nesse processo.

Um dos métodos mais comuns para isso é a Análise de Conteúdo, seja por centimetragem (não gosto) ou por análise de relevância. Método que permite identificar o chamado Zeitgeist da sociedade e mostrar qual assunto é o mais comentado, mais citado e claro utilizado dentro das conversas.

Para isso, vocês mesmos podem utilizar uma ferramenta muito bacana chamada NewsMap que mostra pelo o tamanho da fonte o quanto o assunto está chamando a atenção e sendo comentado na web e as cores indicam a editoria da notícia. A ferramenta leva em consideração não só o número de publicações em mídia online, mas também o número de links de outros sites, assuntos compartilhados em redes sociais, número de comentários em blogs e tempo de leitura.

Não vamos confundir essa ferramenta com “Ranking de notícias mais lidas” que leva em conta apenas a quantidade de cliques. O NewsMap, se bem utilizado, pode ser bem útil também aos editores de veículos, para se guiar/pautar pelos assuntos, servir de termômetro e melhorar a precisão na escolha de pautas e manchetes.

Fiz um teste rápido para São Paulo e entre Enchentes e Beyoncés, a minha escolha é óbvia.


Imagem: NewsMap
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