Páginas

7/13/2010

EcoRockalismo - MudaRock


MTV, a agência Conteúdo Musical e Amapá Sustentabilidade Criativa, lançam hoje o MudaRock, o primeiro projeto sem fins lucrativos do EcoRockalismo, um movimento eco musical  de conscientização e responsabilidade socioambiental.

O EcoRockalismo, é um movimento de defesa do meio ambiente através da música. O rock não é apenas um estilo musical. É um comportamento, uma forma de ver e mudar o mundo. É através do engajamento dos músicos participantes que iremos buscar uma maior conscientização dos problemas do Planeta Terra.

Apostando no poder de mobilização da classe musical junto aos jovens, o MudaRock tem como objetivo, chamar a atenção para o problema da emissão de CO2 na atmosfera e como podemos facilmente contribuir para a neutralização. No Brasil, 75% das emissões de CO2 são decorrentes de desmatamentos e de queimadas de florestas e a conseqüente utilização desse solo. Plantando árvores podemos de forma simples, saudável e barata contribuir para a neutralização dessas emissões, além de reverter a imagem negativa de nossas políticas ambientais.

O MudaRock é um site, onde o visitante deverá fazer download de um videoclip de  uma banda ou artista, tocando clássicos do rock e do pop nacional. A cada download o MudaRock plantará uma árvore. Serão 6 fases com diferentes vídeosclips durante o projeto. Cada fase terá um objetivo de 500.000 downloads a serem realizados para que o MudaRock realize o plantio de 500.000 mudas, atingindo 3.000.000 de árvores plantadas. Isso significará 830.000 toneladas de carbono neutralizados. O total de áreas reflorestadas é de 35 mil hectares de diversas regiões no Brasil.

O plantio ficará a cargo da IBF (Instituto Brasileiro de Florestas), um dos mais importantes viveiros do Brasil. William Aquino, um dos sócios da IBF, percorrerá de bicicleta por cerca de 12 meses, mais de 8.000 kms. Serão mais de 90 cidades, para realizar, junto com as comunidades locais, o replantio dessas 3.000.000 de mudas. A partida acontecerá em Chui no Rio Grande Sul, e o projeto será finalizado em Oiapoque, no Amapá.

Mas o objetivo não é percorrer o Brasil apenas plantando árvores, mas mover olhares para um país mais consciente ambientalmente. Por isso serão implantadas em todas as cidades abrangidas pelo projeto diversas ações de conscientização, como palestras, cursos e oficinas junto a empresários, associações rurais, faculdades e escolas. Também serão realizados cursos de capacitação e fomento para geração de renda e emprego através de projetos como o “Sementes do Trabalho” e “Viveiros Familiar”.
Um projeto inédito que reúne ações socioambientais, conscientização, responsabilidade e música.

Nenhum comentário: