5/18/2011

W3C Brasil inicia estudos sobre Certificação Profissional em Padrões Web


Ok, já falamos aqui sobre o real valor das certificações, mas para quem curte vale acompanhar esse novo processo de certificação para profissionais da web nas áreas especificadas pelo W3C. O escritório brasileiro iniciou grupo de trabalho, com a participação de filiados brasileiros ao consórcio e parceiros, com o objetivo de estudar e levantar hipóteses para implantar processo de certificação profissional em padrões web. 

A iniciativa, além de analisar limites e possibilidades para esse processo, visa atender demanda dos profissionais do mercado brasileiro que há tempos buscam maneiras de certificar-se nos diversos padrões do W3C.

Ainda que os estudos sejam iniciais e que não haja previsão de sua consecução, os interessados em opinar, acompanhar notícias a respeito ou mesmo indicar interesse em candidatar-se a exames para obtenção de certificação podem cadastrar-se no formulário web constante no endereço http://migre.me/4yPeG

Um dos itens importantes do estudo do W3C é poder dimensionar se de fato há real demanda para essa certificação. O cadastro ajudará a obter alguma estimativa.

Os debates iniciais indicam 4 modalidade diferentes de certificação que poderão ser combinadas em níveis diferentes:

 * Padrões Web (HTML, CSS, ...)
 * Acessibilidade Web (WCAG 2.0, WAI-ARIA, ...)
 * Web Mobile (padrões para desenvolvimento de aplicações web mobile  ...)
 * Web Semântica e Dados Abertos (RDF, SPARQL, OWL, ...)

O formulário de cadastro é bem simples e não requer mais do que dois minutos para preenchimento: http://migre.me/4yPeG

Outras informações: http://www.w3c.br
Postar um comentário