9/13/2017

10 anos de blog!


Escrevemos para relatar aqueles insights que encontramos durante os nossos estudos, pesquisas, discussões e todo tipo de informação que se chega e fica rodeando a nossa cabeça.

A gente não tem ideia de quem irá ler o texto, ou quiça se alguém irá ler. Mas só de escrever, já faz um bem danado. É como se o nosso cérebro entendesse que estamos, pelo exercício da escrita, tirando pra fora tudo aquilo que nos consome.

Em 2007 comecei o blog MKTfocus neste sentido, por começar a minha carreira na área e por poder publicar textos e fragmentos de trabalhos acadêmicos ou estudos aleatórios. Já amava escrever no papel, tinha Fotolog e HPG (Home Page Grátis, na época). Mas o MKTfocus foi um projeto pessoal mantido com muito carinho. Como se fosse um diário do Doug Funnie, só que profissional.

Nestes anos todos, com a parceria do meu amigo que muito escreveu aqui, Fernando Dantas, e outros amigos que também colaboraram com seus artigos sobre marketing e comunicação, o blog atingiu milhões de views, posts impressos e entregues, na folha mesmo, em aulas de marketing na universidade.

Chegamos a receber brindes de empresas que nos enviaram, para que falássemos do backstage da estratégia, conceito e ação de marketing deles.

Um jornalista do New York Times usou o nosso blog, de um texto do Fernando, como referência para falar da rua Augusta, que na época, se tornou um caldeirão cultural que ditava muitas tendências sobre o público jovem na America Latina.

Em nenhum momento colocamos anúncios, nem parcerias que limitassem o visual do blog. Nem botões de contagem, compartilhamento e views que mostrassem o quão "famosos"poderíamos ser. Nunca gastamos com anúncios, Facebook marketing, SEO, etc. Até porque  nunca foi o foco.

Nos ultimos anos, focamos em escrever em outros lugares além do MKTfocus.

Uma vez escutei, em uma palestra, que "o sucesso está no processo, e não no resultado final". E se for pra ser feliz com algo que foi realizado, foi com as centenas (talvez milhares) de reações que recebemos nestes anos todos dos leitores e amigos. E isso já dá um tesão danado pra continuar escrevendo sobre o que vem pela frente. Não só aqui, mas nos mais diversos blogs sobre E-commerce, marketing, comportamento, livros e sites da vida.

Se você quiser ler sobre outros assuntos - que não sejam sobre mercado, inovação, etc - você pode seguir meu blog pessoal. Onde escrevo um pouco sobre tudo.

Também vários textos espalhados po aí. Muitos no blog da empresa no Brasil (https://laboratoriumbr.wordpress.com/author/gustavosanti/) outros no E-Commerce Brasil (https://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/author/gustavo/) e vários no Facebook.

Não podemos criar expectativas, mas o desejo e a esperança é algo muito importante na vida de alguém que queira seguir em frente. Só espero que tenhamos novos modelos neste sistema em que vivemos, com mais inovação (de verdade, não essa da boca pra fora), economia criativa, colaborativa e que permita que mais pessoas possam fazer parte do "mercado", oferecendo produtos e serviços de acordo com a necessidade das pessoas.

Enfim, pra fechar, espero poder voltar mais vezes aqui. Com inspiração e boas notícias pra compartilhar, com quem quer se seja aquele que esteja lendo o MKTfocus. Obrigado!


Postar um comentário