Páginas

10/08/2007

O Poder de transformação da Leitura

Hoje somos dependentes do nosso conhecimento. Aquele que no decorrer do tempo, se expande ao ter um livro na mão. A evolução do nosso conhecimento vai de um livro à outro, de uma revista à um jornal do nosso dia-a-dia.

Apenas em um único livro, já podemos decidir qual país podemos visitar, conhecendo sua cultura, a política predominante e o meio social do mesmo.

Nossos hábitos, nosso comportamento, nossa qualidade de vida muda após ler um drama, onde no final da história, tudo deu certo. Assim desejamos que nossas vidas tenham a mesma emoção do livro, logicamente com um final feliz.

Antes daquele livro, éramos orgulhosos, e achávamos que já tinha-mos o conhecimento básico para sobreviver no cotidiano sem depender de Machados, Dons, Veríssimos ou Fernandos. Mas depois de ler algumas milhares de páginas, estamos cientes de que chegar aos milhões de viradas, alcançamos já um pouco do conhecimento e as ideologias de algum mestre, esse que foi a diversos países, viveu espetaculares aventuras, conheceu pessoas brilhantes e suas invenções, aprendeu a ler outras histórias em outras línguas, conheceu outros meios políticos e sociais, trabalhou, criou e pôs tudo no papel;

Agora podemos ler tudo isso e mais um pouco, já tendo uma visão totalmente diferente de quando viramos aquelas primeiras páginas, do nosso primeiro livro.


Redação proposta para o enem de 2006.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem seu texto.
parabéns.

Anônimo disse...

Como sempre digo, a escrita é um dom para poucos. Parabens

Erich Pontoldio disse...

Ótima redação...o conhecimento está disponível para todos, basta ter a coragem de pegar

Tiago Ferreira disse...

Gustavo,

Se fosse em 2010, você ia ter que adaptar esse texto para a possibilidade de ler em e-book. Aliás, até dá pra fazer uma propaganda com essa tua visão de livro, que é genial meu caro!

rrsrrsrs

Abraços mano, saudades....temos que tomar uma(sssss)!!!!

Anônimo disse...

muito bem vc tem uma visao espetacular do livro adorei vou começa ate ler mas rsrsrsrsrsrsrsrsrsr seio vc e muito bommmmmmmmmmm