Páginas

3/29/2008

Desejo por etiquetas


Revista Forbes divulga lista com as marcas
de luxo mais desejadas do mundo


A revista “Forbes” publicou nesta quarta (25.03) uma reportagem sobre as marcas de luxo mais desejadas no mundo. A Gucci lidera o ranking da lista como a marca mais desejada. Chanel e Calvin Klein aparecem empatadas em segundo lugar, seguidas pela Louis Vuitton em terceiro.A pesquisa foi conduzida pela empresa The Nielsen Company, que entrevistou 25 mil consumidores em 48 países sobre qual marca de luxo eles comprariam se pudessem não se preocupar com o preço.

De acordo com a publicação, o resultado da pesquisa apenas reflete o que já vêm sendo mostrado no mercado. Há três anos consecutivos as vendas da Gucci tiveram grande aumento percentual. Em 2005, a empresa registrou crescimento de 18,4%; em 2006 o aumento foi de 17% e em 2007 a marca fechou as vendas com 11% a mais em comparação ao ano anterior.

“A Gucci administra e oferece produtos de alta moda e itens mais comerciais”, disse Michael Macko, diretor de moda da loja de departamento Saks Fifth Avenue. “Aquela listra vermelha e verde é um dos maiores ícones de luxo já criado e todo mundo quer ter”. A pesquisa revelou também que as cidades dos Emirados Árabes e Hong Kong são os maiores compradores de produtos de design. No entanto, esses bens de consumo parecem não interessar muito aos norte-americanos, pois 35% deles responderam que não comprariam a marca mesmo se tivessem dinheiro suficiente. Esse é um dos fatores que mostram porque o mercado de luxo dos EUA está em crescente queda.

Quando se fala em qualidade, 34% dos entrevistados no Leste Europeu, Oriente Médio, África e América Latina acreditam que os produtos de design são melhores, enquanto mais de 25% dos norte-americanos acreditam que os produtos falsos e sem etiqueta são tão bons quanto os verdadeiros.(alguém deveria ser preso por dizer isso). "As pessoas no EUA estão menos cientes e menos preocupadas, por que no país as marcas de luxo são consideradas mainstream”, comentou David Boyd, vice-presidente da Nielsen.

Até pode se dizer que o alto preço cobrado pelos itens de luxo não condizem com a qualidade da peças e que nenhuma marca tem poder o suficiente pra agregar tanto valor a um produto. Por isso deve se deixar ciente que o que agrega valor nos produtos de luxo de fato é o fator "UNIQUENESS", ou seja, a exclusividade que esses produtos entregam pro consumidor que por esse motivo está disposto a pagar a fortuna cobrada.

Afinal, quem não quer ser um dos 30 clientes no mundo a estar na lista SPECIAL VIC(very important client)da Mont Blanc ?!

Confira a seguir a lista com as dez marcas mais desejadas do mundo:
1º - Gucci
2º - Calvin Klein e Chanel
3º - Louis Vuitton
4º - Christian Dior
5º - Versace
6º - Giorgio Armani
7º - Ralph Lauren
8º - Prada
9º - Yves Saint Laurent

Nota de Rodapé: as marcas foram selecionadas sem critérios de categoria de produto, portanto o fato envolvimento com moda ou orientação pra inovação não foi considerado.

Fonte: MktMix press day release®

Nenhum comentário: