Páginas

7/14/2009

BRASIL ADENTRO !


Dentre as oportunidades que aparecem no desenvolvimento da economia verde e amarela e as influências do mercado externo no país, só no ano passado foram aproveitadas pelas maiores empresas que fizeram também avançar a maquina da economia Brasileira, antes mesmo de meados de setembro, quando a crise começou a surtar efeitos, o país estava em constante crescimento e boa parte do resultado de produção, venda, imagem e lucro para o mercado externo foi graças ao Agronegócio. Responsável por oferecer a outros países produtos e serviços além de liderar a exportação em suprimentos, em base carne, frango, café e outros para emergentes como a China. A produção de 2008 foi responsável por 25% do PIB Brasileiro, o que é uma tendência forte para quem pensa que nosso trabalho no interior do país é pouco. Temos que dar mais atenção a muitas empresas, trabalhadores e infra-estrutura de muitas cidades do interior que muitas vezes, por não ter todos os pontos negativos que grandes metrópoles possuem, essas cidades fazem do IPC (Índices de preços do consumidor) altíssimo, o que é perfeito para ter uma qualidade de vida bem superior comparada a grandes áreas urbanas do país. Todos nós estamos carecas de saber que precisamos de mais investimentos em infra-estrutura, redução de impostos, maior fiscalização, mais trabalho e outros pontos chave que são de praxe para o país funcionar perfeitamente de acordo com as variações e necessidades da economia externa. Quase uma revolução, mas dentre essas considerações, voltamos nossos olhos para cidades em potencial, que daqui a alguns anos, seguem a tendência do surgimento de novas demandas. Cidades que estão em ascensão no consumo de produtos com alto valor agregado, com um alto potencial de consumo. Um bom exemplo é da cidade de Araraquara, onde os araraquarenses gastam acima da média nacional, segundo a Target Marketing, empresa especializada em pesquisa de mercado, ao concluir os cálculos do IPC-Target do Brasil em Foco 2009. Visando esses novos mercados em diversas regiões do país, em um futuro não muito distante, as oportunidades vem aparecendo em qualquer lugar.

No interior do Brasil produzimos milhares de suprimentos para o mundo, e muitas vezes, pessoas das metrópoles não sabem o que é a vida na Fazenda e no campo rural. Assim surge um assunto tratado por Jan Britto, “Turismo Rural pode ser opção em tempos de crise”, onde ela aborda também o uso do Second Life, onde turismo é voltado ao espaço rural. O que é definitivamente interessante, pois cruza a cultura de diversas regiões de cidades existentes no Brasil, assim como cidades peça chave de muitas cruzadas históricas por todo o território que fizeram marcos no avanço da economia. Vamos torcer para que os investimentos do nosso país continuem e que sejam tomadas as decisões certas, para que a nossa máquina econômica contemplada de tantas terras, tome bons rumos no ramo do Agronegócio!

Imagens: Acervo Web

10 comentários:

Renata Bertolini e Eduardo Bertoni disse...

Dado muito interessant! Nos faz refletir sobre mercados potenciais! Muito bom!

Euzer Lopes disse...

Uma vez eu conversei com um amigo meu, quando eu ainda morava em Bauru, interior de São Paulo.
Ele tinha se formado em odontologia pela USP de Bauru e tinha ido trabalhar numa cidade de pouco mais de 20 mil habitantes no interior do Mato Grosso do Sul.
Ele estava financeiramente falando bem de vida, mas contou que no começo ralou muito para conseguir seu lugar ao sol.
Mas dizia que na luta, havia o lado bom, porque as pessoas não podiam pagar a consulta, mas ele recebia frutas, verduras e até carnes dos bois que os sitiantes da região criavam para subexistência.
Esse é o Brasil. Tem oportunidades para todos que realmente querem trabalhar. E longe das capitais.

Inez disse...

O Brasil é um país que se fosse bem administrado e investisse mais na agricultura não precisaria de idústrias, a agricultura é muito rica.
O Brasil também foi industrializado de maneira errada, por questão do tipo de solo deveria ter sido industrializado no Nordeste e desenvolver a agricultura no Sul e sudeste.

Hysteria Project disse...

concordo com a Inez... flw tudo!

Lua- Eu Crio Moda disse...

ISSO AI VAMOS TORCER PELO BRASUIL
E PRINCIPALMENT PELO MATO GROSSO
RSRRSRS
BJOS

Unknown disse...

muito bom o post, nao vou opinar pq nao sei muito sobre o assunto.

beijos,

- αlinє pαim disse...

Gostei do blog!
Bem interessantes os assuntos
passa lá no meu se der e comenta ;)
beijos

http://www.alinepaim.com

F disse...

O Brasil é muito grande e desigual para comparar, em lugares a crise não chegou, alias, em alguns lugares é a mesma miseria de sempre.

Jonathan Zotti da Silva disse...

Muito bom seu blog, assuntos muito interessantes. Abraço

http://makingdiference.blogspot.com/

ImagArte disse...

Interessantes sua matéria! e como você disse, 'vamos torcer para que os investimentos do nosso país continuem e que sejam tomadas as decisões certas'.
E é isso, Até mais.