Páginas

8/21/2009

EU SOU DE PLÁSTICO


Se tem uma coisa que me orgulha demais é quando alguma tendência de gestão ou consumo brasileira toma proporções giga e vai para na gringa, melhor ainda se for no Planeta Fashion.

Em matéria para o NY Times no seção Lifestyle, a editora Suzy Menkes levantou a bola dos sapatos de plástico que estão dominando o mundo e antes mesmo de alguém pensar em qualqer marca poderosa do mundo, nós (brasileiros) lembramos da MELISSA.

Um especial do NY Times levanta exemplares de Yves Saint Laurent, Givenchy, See by Chloé, Tory Burch e Lacoste, todas declaradamente eco-friendly, feitas com plástico reciclado, e preços mais acessíveis, de US$ 200 (uns R$ 369) pra baixo.

Há quem diga que um dos grandes responsáveis pela popularização destes calçados é a Croc (confesso que tenho muita preguiça de falar desse sapato feio que dói). A empresa vendeu mais de 100 milhões de pares de sapatos nos últimos sete anos, mas o NY Times dá o crédito à Melissa brasileira, que há 30 anos faz esse trabalho e se consagrou como a maior empresa de calçados de plástico do mundo.

A Grendene conseguiu fazer uma coisa super estranha que é um sapato feito de plástico entrar na cultura de consumo brasileira e hoje todo mundo acha normal. Mostrar ao mundo que isso é possível e permite inúmeras opções de design foi o ponto chave da Melissa nessa galgada global.

"Creio que a Melissa ajudou a romper alguns tabus em relação ao material. É muito interessante ver que o mundo da moda aderiu a algo que fazemos há 30 anos", diz Eduardo Jordão de Magalhães, diretor de marketing internacional da marca.

Depois de Havaianas e Melissa, porque as marcas de tênis nacional não buscam inopvar em pró do brasileiro ao invés de copiar os made in china da marca das três listras?

Fica a dica.

13 comentários:

Laís Lima disse...

Concordo plenamente com o seu post, adoro melissa e adoro o trabalho de marketing, e divulgação da marca que hoje é um exemplo para muitas outras!

gostei do seu blog!
que tal uma troca de links?

R.~ disse...

amo melisssa *-*
tenho uns 20 pares x)
adorei teu blog, comentei e vou seguir também.
beijinho :*

kekedascully disse...

Criatividade, potencial, o brasieiro tem. O que precisa, como você disse, é apostar nisso.

Cara, e Melissa já tem 3o anos aqui? Eu usava há séculos, quando criança, Meilissinha. Amava o cheirinho...:P

iti disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gabriel Tubbs disse...

eu tenho um Croc e não tem nada melhor pra ficar usando em casa de pijama no inverno haha.

Já da Melissa a única coisa que eu posso comentar é o cheiro. Qdo minha irmã compra alguma Melissa novinha, eu fico só cheirando, pq é tão gostosinho haha.

Té mais!

Erich Pontoldio disse...

Croc é feio d+...concordo.

Nosso Brasil baroníl exportando idéias de muito bom gosto nos modelos da Melissa.

Wander Veroni Maia disse...

Olá!

Excelente crítica. Uma vez fui ao shopping com a minha irmão pq queria dar a ela de presente de aniversário um sapato e, para isso, ela deveria experimentar um e escolher. Ela ficou doida com essa Melissa.

Posso parecer ignorante, mas achei esses sapatos ou sandálias de plástico muito feio e muito caro por serem de plástico. Bom, mas tem gosto pra tudo, né!

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Thay disse...

Muito interessante! Eu amo muito Mellisa's *--*

Unknown disse...

O marketing tirou a havaianas da classe Z para classe A, acho que foi a maior ação de marketing brasileira

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
www.twitter.com/blogdorubinho

Wagner Lopes disse...

Pensei que eu era o unico que acha a sandalia croc feia XP

pelo menos dizem que é confortavel

Rosy disse...

Super. Melissa é um orgulho nacional!
Faz bonito.

Ig Romeu disse...

Hahaha Crócs são uó!!
E adoro o cheiro da Melissa! Eu fico cheirando sempre aqueles chaveirinhos do SPFW! rs

Luiz Scalercio disse...

minha filha adora
se ela ver esse modelo vai
querer.