Páginas

10/13/2009

BRANDING NA AVENIDA


Imagem: Acervo web.

Ultimamente temos falado muito sobre as oportunidades no cyber espaço e principalmente do bom aproveitamento das redes sociais, da introdução das marcas e empresas que mantem na internet diferentes formas de relacionamento com os usuários, que sempre estão ali procurando novidades.

Maldita inclusão digital que fez de toda a web 2.0 chegar à segmentação e a um trabalho aprimorado, onde as empresas devem aproveitar a “nuvem” de informações que a internet proporciona e separar em segmentos diferentes, o que é muito difícil, mas não é impossível e levará um bom tempo para que possa isso acontecer, resultando benefícios para empresas e consumidores.

Mas deixando de lado a internet, computador, celular e qualquer outra tecnologia moderna dos últimos 30 dias, nós que trabalhamos com marketing não podemos nos limitar as inovações e esquecer ações fundamentais, principalmente quando vamos criar algo que envolva muito o consumidor com o conceito da marca. Por isso eu bato o pé e digo que evento é tudo, principalmente na terra do samba, mesmo para quem não sabe sambar.

Imagem: Acervo Web.

Os eventos fazem parte do cronograma de muitas agências de publicidade e departamentos de marketing, são datas de muitos deles que estão nas agendas de vários executivos e profissionais espalhados pelo Brasil e pelo mundo, seja um evento gratuito, pago e gigantesco ou um evento fechado para pouquíssimos e restritos convidados. Façamos jus ao envolvimento e ao target da produção. Para mim, uma marca obtem melhores resultados de envolvimento, quando da acesso para o consumidor ter uma experiência mais profunda. Coisa que a internet não faz (medo do futuro).

Um dos melhores exemplos de envolvimento de marca em grandes eventos, que une a paixão de muitos brasileiros, olhares do mundo para o Brasil, na maior explosão cultural do país, é o carnaval. Quem vê a festa de fora, seja aquele que desfila em São Paulo, assiste a um desfile no Rio, aquele que se joga por um abada e segue o trio na Bahia, pula o frevo em Recife, se encanta em João Pessoa e em todos os cantos do país que celebram a festa, se envolve muito mais a uma determinada marca, seja ela patrocinadora do desfile de uma escola específica ou do camarote da avenida, seja bebendo a maldita cerveja ou se hidratando com a unica marca de água vendida.

Imagem: Acervo Web.

Em 2009 o carnaval foi sofrido, devido a crise e os baixos investimentos das empresas privadas nas festas, onde até o governo ajudou com o dinheiro público em alguns setores para segurar peças chave na avenida. Mas com todos os acontecimentos que tivemos em 2009, com superação na crise econômica, notícias que viraram os olhos de muitos investidores do mundo para cá, se preparem, a tendência carnavalesca é otimista em diversos setores. Eis de que algumas empresas já aproveitaram as oportunidades para dar as caras na avenida, assim como a Cacau Show, que patrocinará a escola de samba paulista Rosas de Ouro para 2010.

Imagem: Rosas de Ouro

A organização da escola de samba é como a de uma empresa, mas quem faz parte dela quer estar ali por amor, satisfação, quer fazer parte daquele grupo de pessoas que fazem a alegria, seja ela em um caos organizado. As pessoas querem ser do grupo como se fosse uma das melhores empresas para se trabalhar, e isso é fato, gera prazer e resultados.

E dessa maneira levam para a avenida o samba enredo, seja ele para homenagear uma pessoa específica, contar a cultura de um determinado lugar, abordar assuntos da globalização ou simplesmente ufanizar a alegria com o folclore. Em 2010 vamos presenciar o Branding na avenida! Onde a marca pula do camarote patrocinado para os carros alegóricos. A Rosas de Ouro vai contar a história do cacau, e já leva no site o logo da rede Cacau Show. Imagino um carro alegórico jorrando litros de chocolate em cima da gente no próximo ano. É um desfile que promete encantar e com certeza, envolver o público muito mais que o facebook e o twitter.

Imagem: Acervo Web.

Veja a sinopse do carnaval 2010 da Rosas de Ouro aqui.

2 comentários:

LOLLY D. disse...

''Imagino um carro alegórico jorrando litros de chocolate em cima da gente no próximo ano''

Quem dera, eu nem gosto muito de carnaval, mas pelomenos ele é bom pra divulgar o nosso pais :D

Luiz Felipe disse...

Concordo com a parte do Carnaval em 2009.. Também Achei "Sofrido" xD


http://issonaoevidanao.blogspot.com