Páginas

11/25/2009

O Bom, o Mal e o Novo em Mobile Marketing



De acordo com uma análise simultânea de BIG Research Media e a Usage Survey com mais de 22.000 consumidores divulgada pelo sistema MarketWire, há uma boa notícia e uma má notícia para as empresas que estão investindo no Mobile market. A boa notícia, diz o relatório, é que a audiência para o mobile marketing está crescendo. A má notícia é que o público ainda é relativamente pequeno e confinado a um segmento limitado do mercado.

As empresas que empregam o mobile marketing para o grupo de consumidores errado pode ao invés de provocar curiosidade, aumentar a aversão dos clientes a nova plataforma.

Demograficamente, os consumidores que gostam de mobile marketing tendem a ser homens jovens. Utilizam muito o celular e são mais propensos a utilizar as mídias sociais. Por outro lado, aqueles que não gostam de mobile marketing são mulheres que tendem a ser ligeiramente mais velhas (acima dos 40) que não são tão centradas em torno de seu telefone celular ou a usar mídias sociais (em outras palavras, sua mãe!).

O segmento de usuário móvel no mercado representa um grupo de consumidores desejável para produtos específicos, tais como o setor eletrônico. Eles são muito mais propensos a adquirir eletrônicos ao longo dos próximos seis meses que o grupo de não-usuário:


- 22,4% pretendem comprar um computador (contra 13,1%)
- 20,2% pretendem comprar uma TV (contra 12,6%)
- 11,2% pretendem comprar uma câmera digital (v. 7,1%)

Outros resultados do estudo sobre os usuários de M-market dizem:

Eles são mais propensos do que os não-usuários a regularmente dar conselhos a outras pessoas sobre produtos ou serviços que tenham adquirido;

Eles são mais propensos a consultar regularmente sistemas de busca do que os não-usuários;

Seu foco em buscas on-line é focado em revistas, cupons e TV a cabo;

Depois de realizar pesquisas on-line, eles têm mais probabilidade de se comunicar sobre isto com outras pessoas via face a face, e-mail e telefone celular;

Ambos os usuários de mobile marketing e não-usuários utilizam o iTunes.com, YouTube.com e LimeWire.com - nessa ordem, na maioria das vezes para acesso ou download de vídeo / conteúdo de música; (livetreaming é legal !!)

Eles não são mais propensos a visitar o Facebook, MySpace e Twitter "regularmente", vs não-usuários; (lifesharing já nem tanto !!)

Além disso, o percentual de pessoas que não gostam de mobile marketing tem aumentado em todas as áreas, desde Junho de 2008. ( o que pode preocupar e muito as empresas que estão investindo no setor).

* 66,8% dos entrevistados em geral não gostam de anúncios de texto (vs. 63,5% em 2008)
* 60,2% não gostam de anúncios de voz (vs. 56,8% em 2008)
* 59,6% não gostam de anúncios de vídeo (vs. 56,1% em 2008)
* 58% das pessoas acham que os comerciantes precisam de permissão antes de enviar um anúncio (vs. 55,6% em 2008)
* 52,1% acham que os anúncios para celular são uma invasão de privacidade (vs. 49,5% em 2008).

BIA´s do grupo prevêem que a publicidade local móvel será a próxima tendência grande de mercado tecnológico, nomeadamente em termos de pesquisa móvel local. A Receita publicitária móvel atingirá mais de US $ 3,1 bilhões em 2013, enquanto estamos apenas acima de US $ 160 milhões no ano passado.

As notas de MMA apresentaram um estudo da Universal McCann nos mesmos padrões, mas sobre a utilização do smartphone e descobriu que mais de um terço dos heavy-users do smartphone respondem a anúncios móveis.

O estudo descobriu que usuários de smartphones estão clicando nos anúncios (53%), solicitando mais informações ou um cupom (35%) e fazendo compras através de seus aparelhos (24%). Cerca de 82% dos entrevistados disseram que usam dispositivos móveis no trabalho. 81% usam durante as compras.

Gary Drenik, diretor da pesquisa, concluiu que "... os telefones celulares são considerados pelos consumidores uma forma muito pessoal de meio de comunicação e as mensagens das empresas podem ser consideradas uma forma de invasão de privacidade quando enviadas sem solicitação. Existe um risco de afastar os consumidores até mesmo de marcas que eles gostam e ter um impacto negativo sobre o ROI”.

A ética entre empresa e cliente deve ser respeitada até com as pessoas mais modernas, inovadoras e tecno-entendidas do mundo...Fica a dica.

Nenhum comentário: