Páginas

11/11/2009

Tudo junto e misturado


Um dos maiores e mais inspiradores eventos do mundo, o TED vai ter sua primeira edição local em SP nesta sexta (evento de abertura) e sábado (as palestras em si) na Cartel011.

O evento que existe desde 1984 nos EUA funciona como uma espécie de mega-conferência reunindo os maiores experts de áreas extremamente variadas que se reúnem para expor idéias sobre suas áreas afim de descobrir o que o futuro nos reserva, quais são as principais mudanças nos últimos anos e os novos paradigmas de comportamento que são um prato cheio para os caçadores de tendências e inovação.

Com palestras de 5 ou 15 minutos cada, objetivas, dinâmicas e ricas em idéias que merecem ser espalhadas (esse é o slogan do TED). Entre os convidados que já participaram gente, como Bill Clinton, Michele Obama, Al Gore, Bill Gates, Paul Simon, Philippe Starck e outros de menor popularidade, mas, às vezes, até mais interessantes.

Na edição paulistana, o TEDxSP, o vetor temático deve ser a pergunta: "O que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora?".

Na seleção de palestrantes estão o pianista prodígio Vitor Araujo, de 20 anos; Ronaldo Lemos, único brasileiro integrante da poderosa cúpula do Creative Commons; Regina Casé; as casas de pesquisa em tendências In Search e Box 1824; além de um biólogo, uma química, um babalorixá do candomblé, jornalistas e gente envolvida com projetos que trouxeram algum tipo de inovação em suas áreas (de automobilismo a educação, de engenharia a produção cultural).

As inscrições gratuitas já estão esgotadas, mas quem quiser acompanhar o que vai rolar por lá, pode seguí-los no @tedxsp e conferir as palestras passadas em diversas áreas no TED.com, disponíveis em Streaming e para Download, algumas delas vêm até com legendas em português.

A junção de experts em variadas áreas é a melhor forma de descobrir os sinais para o futuro do Brasil. A congruência de diversas visões mostra como um mundo tão individualizado e egocêntrico pode, sem perceber, direcionar as coisas para um mesmo caminho.

O MKTfocus terá uma representante especial no evento, a trendhunter Marcela Barahona para trazer as coisas mais legais pra gente. Os interessados em saber mais, poderão acompanhar o resumo das palestras e resultados aqui mesmo no Blog e no twitter do @MKTfocus na semana que vem.

Nenhum comentário: