Páginas

12/22/2009

ANÚNCIOS CRIATIVOS PELO MEIO AMBIENTE

Neste ano que presenciamos diversas discussões sobre o clima, com ações de responsabilidade ambiental das empresas, mudanças para um posicionamento sustentável e a preocupação com o futuro do planeta, podemos dizer que 2009 foi um debate onde muitos falaram, mas poucos fizeram.

O que mais importa neste momento, é a ação de cada um. O comportamento de cada consumidor, cidadão, ser humano com o planeta. Fora o comportamento das pessoas, seja individual ou em massa, a responsabilidade das empresas e organizações com o meio ambiente fazem (e muito) a diferença. E muitas vezes em sua ações, sejam elas educativas ou de impacto direto ambiental, servem de exemplo para muita gente que se taxa como líder, ou que diz ter know how nos dias de hoje, mas não possuem um posicionamento correto, em que a sintonia com a mãe natureza, é um dos focos primordiais para a nossa sobrevivência.

Seguem algumas criações, que com criatividade, abordaram o tema muito bem:

Essa campanha foi feita para a World Wildlife Fund. À medida que o papel acaba, o verde da América do Sul também vai embora, simbolizando o impacto ambiental que o uso de simples toalhas de papel é capaz de provocar, além de alertar para outros desperdícios que podem levar às mesmas consequências.

Esse anúncio utiliza o movimento da sombra no cartaz para demonstrar como o aquecimento global levará ao aumento do nível dos oceanos.

"Veja quanto monóxido de carbono você deixará de emitir se não dirigir por um dia". Essa é a mensagem que aparece na gigantesca nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia sendo inflada pela fumaça expelida pelo automóvel.

Nesse anúncio, as árvores foram posicionadas para parecer pulmões. A área desmatada é um alerta, e a frase no canto diz: "Antes que seja tarde demais".

Diesel, a fabricante italiana de roupas, colocou, no fim de janeiro, propagandas em jornais, revistas e outdoors que traziam modelos posando com roupas da marca em um mundo afetado pelo aquecimento global. Nas fotos acima, você vê o Cristo Redentor coberto de água até os pés e Nova York praticamente submersa.

SAFE é uma instituição de proteção aos animais que faz várias campanhas para expor e questionar a utilização desnecessária deles em experimentos e explorações comerciais. O anúncio acima tem como alvo o uso dos bichos como cachecóis, botas e outros produtos de couro e assim por diante.

"Use a eletricidade com sabedoria". Esse anúncio é da companhia de energia Eskom, da África do Sul.

"A moda faz mais vítimas do que você pensa". Da Agência O&M, da Índia.

Uma associação de proteção ao meio ambiente e sua agência de publicidade tiveram a idéia de colocar outdoors logo acima de buracos de esgotos para dar a idéia de que água suja é como cocô. Eles queriam despertar o cuidado das pessoas para com o ambiente por meio de fortes impactos visuais e até aversão física.

6 comentários:

LuEs disse...

Eu acho que num mundo em que as pessoas se dispersam e não atentam para os grandes males que enfrentamos, é necessário chamar a atenção de alguma forma criativa e inquestionvalmente propagandas engraçadas conseguem chamar nossos olhos.
Muito interessantes todas elas, em especial aquela que mostra os modelos e ao fundo o mundo bem afetado e da energia elétrica. Bastante sábias as contradições apresentadas: um outdoor imenso, com apenas um trecho necessário; roupas maravilhosas, num mundo prestes a desaparecer.

Gostei mesmo. Uma pena que não as vejamos tão legais por aqui.

Anônimo disse...

Q Criatividade!
A do mapa, da pele e do Cristo são as melhores...

Passa lá e comenta tb:
http://caopelado.blogspot.com/

Macaco Pipi disse...

FALA SÉRIO
O TRAB. PUBLICITÁRIO É TAO LINDO...

Fortnite Mania disse...

legal...

Fernando disse...

De fato o do mapa é o melhor. Dá vontade de sair com a mão molhada de tanto peso na consciência.

Benhur disse...

Achei bem criativos os anúncios. Deveriam ficar mais populares pelas principais capitais do mundo.