Páginas

12/04/2009

Para comer e beber... BEM !

No embalo do crescimento a indústria de alimentos e bebidas tem evoluído (e muito) para atender os consumidores brasileiros, que estão cada vez mais exigentes com a qualidade e preocupados com a saúde. Não é a toa que empresas brazucas estão ganhando mercado lá fora.

Imagem: Reprodução

Saúde em 3 minutos

Quem nunca comeu o famoso miojo? seja por falta de tempo ou até mesmo preguiça de fazer outra comida, que jogue a primeira pedra. O macarrão instantâneo pré-frito não é nada saudável, mas é pratico porque fica pronto em 3 minutos. Não é a toa que é sucesso entre os alimentos industrializados e que nos últimos tempos, trazem diversos sabores para todos os gostos, ou melhor, quase todos.

Para melhorar a qualidade e atender a uma demanda de consumidores que exigem alimentos benéficos à saúde a Mãe Terra lança uma novidade para os apressados e preguiçosos, que mesmo em 3 minutos, se preocupam com o que comem. O macarrão instantâneo é feito com farinha integral, sem aditivos e com menos sódio do que os miojos convencionais. A massa não passa por uma pré-fritura e o tempero que vem em um saquinho separado é 100% natural e livre daqueles conservantes que fazem mal à saúde. Quer mais praticidade e wellness que isso?

Imagem: reprodução

Colesterol.

De acordo com a estimativa da SBC (sociedade brasileira de cardiologia), 21% dos brasileiros (40 milhões da população) possuem altas taxas de colesterol, que são consideradas perigosas e inimigas do coração. O que faz da procura por alimentos funcionais uma tendência de mercado, como iorgutes que auxiliam na redução do colesterol. Pro-Activ?

Saúde na indústria de bebidas.

Um dos problemas que afeta não só os brasileiros, mas também os americanos é a obesidade. E para combater esse mal na America do norte, um projeto de lei surge criando uma nova taxa para bebidas com açúcar e comidas gordurosas. Com isso a coca-cola aparece com as mini-garrafinhas que possuem apenas 90 calorias em cada. O problema para o consumidor é que elas são vendidas em Pack de 8 unidades, o que somando dá 720 calorias. Agora resta saber se o comportamento de quem vai consumi-las será o mesmo daqueles que consomem Yakult, na base de um único por dia.

Posicionamento das águas.

Já se foi o tempo em que nós tínhamos duas opções de águas: com gás e sem gás. Sinto que no fim dos tempos, a água poderá acabar com o ser humano, mas também será um bem mais precioso do que já é. Muitas fontes do produto já estão se diferenciando pela sua qualidade, fazendo deste mercado oferecer “cartas de água”, como se fossem cartas de vinho. Leque de opções para estabelecimentos sofisticados e que mostram qualidade até nas águas oferecidas aos consumidores.

Nessa onda, ainda chegaram no ano passado os chamados Water Bars - uma espécie de bar segmentado com venda e degustação exclusiva ao estilo dos wine bars e champagne bars que temos pelo mundo, só que dedicado as melhores águas do planeta. Especialistas explicam as diferenças entre a composição da água de diferentes fontes, como apreciar água com gás em drinks e como tirar o melhor proveito para a saúde dessa apreciação. O mais famoso deles fica na Colette em Paris e existem outros bem famosos na Austrália, Canadá e um até em Águas de São Pedro com curadoria do Hotel Senac.

Finé – Filtrada naturalmente durante dez mil anos por 600 metros de rochas vulcânicas do Japão. www.finejapon.com

Island Ice – Água para fazer cubos de gelo vinda de uma área protegida da Tasmânia, na Austrália. www.islandice.com.au

Etrusca – A italiana vem de uma fonte protegida, a 1.100 metros acima do nível do mar, entre os Alpes e os Apeninos. www.acquaetrusca.com

Veen – Engarrafada na fonte – nascentes de Konisaajo, na Finlândia – durante a primavera.www.veenwaters.com

Berg – Extraída de geleiras da Groenlândia, possui produção limitada em determinadas épocas do ano.

Equa – Retirada de poços artesianos pré-históricos no meio da floresta Amazônica, no Brasil.www.equawater.com

Malmberg – Originária de uma nascente pré-histórica em Yngsjö, pequena aldeia na costa da Suécia. www.malmbergoriginal.se

Estes dados fazem parte da minha análise de mercado sobre a indústria de alimentos para a DSM, com pitaco das tendências em águas do Fernando Dantas.

8 comentários:

Jessikinha disse...

Gentemmm!! Amei o "miojo" integral!! Parece mega bom!!

Anônimo disse...

Água deveria ser um bicho sem sabor.

Anônimo disse...

O Brasil hoje é um dos países mais preocupados com a saúde humana.

Ótima postagem

Satiko disse...

Uauu mewww,que interessante!Ja´tem pra vender esse novo miojo??
Ein,e aquela parte do Yakult?Noossa foi muito boa!!!Adorei essa parte da água tbm,super legal!!!
xD Acho que vou virar seguidoara ^^
Parabéns

Satiko disse...

einn,acho que mandei o comentário pro lugar errado??
HASHAUSHAUSHUASHAUSH,bom de qualquer forma,ta bomm demaaaisss esse post!Amei amei tudo!To seguindo jah!

Grégory 777 disse...

ótima postagem. Q Deus te abnçoe abraço.

Anônimo disse...

nem me fala em miojo, adoro!

vou seguir o blog, abraço

Michael disse...

Pior que eu tb amo miojo...
agora esse integral aí, será q é bom?