Páginas

4/16/2010

Quando o Foursquare encontra o Marketing

Pra isso que serve o marketing, pegar uma idéia simples e torná-la rentável.

Pra quem utiliza o Twitter já deve ter se deparado com um aplicativo chamado Foursquare, provavelmente alguém que você segue já deve ter te dado dicas de lugares ou avisado onde estava naquele momento. Pra quem não conhece, uma breve apresentação:

O Foursquare é um aplicativo de geolocalização via mobile, basicamente ele permite que o usuário avise aonde está dentre uma lista de lugares. Você indica o lugar que chegou e avisa seus amigos por check-in que irão descobrir via tweet. O aplicativo permite ver opiniões e sugestões sobre o que fazer naquele lugar que você chegou.


Pensando nas inúmeras possibilidades que o aplicativo e o geomarketing permitem, foi criado o Snacksquare, um aplicativo com a mesma base do Foursquare só que com a possibilidade da interação entre usuário e local.

Resumo: Snacksquare é um provedor de publicidade gastronômica baseado em localização que facilita os negócios locais ao automaticamente entregar mensagens de texto SMS aos clientes potenciais que fizeram check-in em seus telefones perto do local.

A sacada genial: O sistema permite que os restaurantes achem você quando estiver na região e enviem um convite para fazer chech-in no local. O aplicativo possibilita promoções exclusivas, cruzamento de interesses e locais e claro, publicidade à vontade. Fazendo uma mão-dupla de interação que o Foursquare não permitia.

O site do aplicativo oferece o antídoto aos caos para novatos, curiosos e turistas, é a solução perfeita para explorar a cidade. Os usuários podem obter um preview dos locais em um mapa, filtrar por categorias, enviar convites a outros usuários e até entrar em contato com o local sem mesmo ter informações de serviço. Futuro, galera!


Apesar de parecer uma ferramente de marketing de relacionamento, o Snacksquare é muito mais que isso, é a mais nova forma de Push Marketing, de decisão de compra por impulso em serviços. Utilizando magicamente o banco de dados do sistema, os locais podem te enviar convites com base no lugar que você esteve por último: um café depois do jantar, um drink depois do teatro, uma balada depois da confraria.

O serviço logicamente é pago pelos locais e precisa ser liberado pelos usuários cadastrados, afinal SMS da Vivo e ligações da Ed. Abril extremamente invasivas são muito last season.

Fonte: Mashable Mag.
Imagens: Acervo e reprodução.

Nenhum comentário: