Páginas

4/05/2013

Novas classes sociais? Confira as 7 apontadas em pesquisa no Reino Unido

Pesquisa realizada pela BBC no Reino Unido revela 7 classes sociais




Confira as classes que foram definidas na pesquisa:


Elite - o grupo mais privilegiado, distinto por sua renda e que os alcança os maiores níveis nos três tipos de capital.
Classe média estabelecida - a segunda mais rica e também o maior grupo. Tem altos níveis nos três capitais.

Classe média técnica - um grupo pequeno e distinto que, apesar de ter prosperidade econômica, tem baixos capitais cultural e social.

Novos trabalhadores afluentes - um novo grupo, que é social e culturalmente ativo, mas tem níveis de capital econômico medianos.

Classe trabalhadora tradicional - tem baixa pontuação em todas as formas de capital, mas não é completamente desprovida. A média de idade das pessoas é de 66 anos.

Trabalhadores de serviços emergentes - Um grupo novo, jovem e urbano, que é relativamente pobre, mas tem capitais social e cultural elevados.

‘Precariado’ ou proletário precário - a classe mais pobre, mais desprovida de recursos em todos os campos. Esse grupo abrigaria hoje 15% da população, segundo os pesquisadores.

Existem diversas formas de denominar uma classe social (média/baixa, classe A, B, C, e por aí vai), mas essa pesquisa da BBC no Reino Unido revela uma nova forma de identificar consumidores na atual sociedade capitalista. Se fosse no Brasil como iríamos rotular? Classe batalhadora, trabalhadora, empreendedora, sofredora?

Confira o artigo completo no site da BBC

Nenhum comentário: