3/05/2009

Desafios 2009. Quem quer jogar?

O Carnaval se foi, os dias estão se passando e o mercado, as empresas e seus funcionários estão fazendo jus à necessidade de qualidade de serviço, ao diferencial, as forças propulsoras e as inovações para sobreviver ao mercado competitivo e ver os próximos capítulos da novela “caminho da crise”.

Veio a tona no mercado financeiro mundial, não chegou num bom momento nem de um bom lugar para o Brasil que antes, era cenário de crescimento em ritmo acelerado para exportação, oferta de produtos e serviços internacionais e demanda estabilizada. Já hoje a demanda de produtos e serviços é grande para os consumidores Brasileiros; resultado de carros parados nas montadoras, preço dos alimentos caindo, que estão sobrando no país.

O orçamento para o planejamento de marketing que é feito nas empresas será mais baixo em 2009, geralmente nos três primeiros meses. Com o corte de custos, as empresas vão diretamente aos investimentos, como P&D. O que vinha acontecendo nos últimos anos, que era o desenvolvimento e lançamento de variados tipos e linhas de produtos, esse ano também será mais escasso.

Mais seremos relevantes, pois o marketing hoje é um “órgão” entre os departamentos de uma empresa. Envolvendo pessoas, clientes, produtos, fornecedores, etc.

Viramos a página, e veremos também o lado bom da história. Onde existem grandes dificuldades no mercado, elas são enxergadas como oportunidades para milhares de outras empresas que aproveitam os momentos de turbulência na economia, fazendo altos investimentos para 2009 e planejamentos de longo prazo.

Mesmo assim existem duvidas sobre os investimentos para o marketing, depende de cada caso, de cada estratégia, situação. Alors, bravos são os profissionais de planejamento que irão lidar com esse desafio!


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