Páginas

10/26/2009

As tendências para Interface na Web


No último dia do Seminário de Tendências e Inovação na Web do Senac-Rio o tema do era a última parte do tripé das tendências: o Design

Apesar de ser o lado mais negro das pesquisas por ser superamplo e com zilhões de vetores que podem gerar tendências, esperava-se FOCO e isso foi a única coisa que não teve. Cada palestrante deu seu tiro pra cima rezando pra não cair no pé.

Os aplicativos de Iphone, os novos modelos de loja virtual, a formação do domínio .mobi para aparelhos móveis e as inovações visuais em torno do uso das redes sociais foram alguns dos assuntos citados e pra mim duas coisas chamaram mais atenção que as outras: o .MOBI e o chamado Comércio Social.

Já existe um artigo rolando na net que pra mim é o melhor já feito sobre "comércio social" e eu é que não vou reinventar a roda, por isso recomendo lerem o texto do Conrado Adolpho que em Agosto já falou disso e citou tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Em relação ao novo domínio .MOBI, com a nova demanda de contéudo para dispositivos móveis, a extensão desse domínio é a primeira criada especificamente para endereçar sites criados para celulares e dispositivos móveis. Esta extensão de domínio marcará o crescimento do mercado de acesso à internet através de aparelhos celulares e similares.

A palestra da Voltage sobre assunto citou que a criação do .mobi recebeu apoio de gigantes do mercado de comunicação e internet como Ericsson, Google, Hutchison, Microsoft, Nokia, Telecom de Orascom, Samsung Electronics, T-Móvel, Telefónica Móviles, TIM, Vodafone etc. e tudo isso pra conseguir fazer o que a Microsoft fez com os computadores: Monopólio.

Você pode acessar o site www.google.mobi desenvolvido pelo Google para oferecer conteúdo para internet via celular. Todas as grandes empresas do mundo já estão garantindo seu domínio .mobi. Em pouco tempo o uso do .mobi se tornará um padrão mundial para sites criados com o objetivo de atender dispositivos móveis, já que será imprescindível registrar seu domínio .mobi

Atualmente existem mais de 2.5 bilhões celulares no mundo capazes de acessar a internet ou serviços de internet por wap. Só nos EUA está previsto um crescimento de 61% no número de pessoas acessando a internet através de celulares até 2010. Atualmente todos os novos modelos de celulares têm capacidade de acessar a internet e o número de usuários só tende a crescer.

As operadoras já estão oferecendo planos de acesso com baixo custo e a popularização do acesso por celular é uma certeza para o médio prazo e já é prometido interfaces muito melhores do que as razoáveis apresentadas hoje.

O projeto .mobi tem o apoio das 13 maiores empresas de comunicação, serviços e conteúdo para dispositivos móveis e celulares do mundo e o objetivo é tornar o .mobi uma extensão tão popular quanto o .com e o .net para sites criados para acesso em celulares.

O que ainda não foi esclarecido, e é a minha dúvida irritante do dia, é o termo Exclusivo que aparece nos textos sobre o assunto. Será que o .mobi poderá ser acessado somento em dispositivos móveis ou é uma extensão do .net??

Nenhum comentário: