Páginas

10/22/2009

O perfil dos blogs no mundo II


Cai a porcentagem de blogs que utilizam Adsense.

Acabou o primeiro dia do Seminário de Pesquisa de tendências e inovação em web do Senac-Rio, o tema do dia era Tecnologia, um dos componentes do tripé da indústria das tendências.

O dia foi praticamente dominado pela Internet e Mobile-tech e algumas coisas sobre Inteligência Artificial e Banco de dados. A apresentação mais esperada por mim era o State of Blogosphere com o representante da Technorati. Na 2ª e penúltima parte do estudo foram abordadas questões como fontes de receita e marcas nos blogs.

Desses que têm renda, a maioria a obtém via publicidade e programas de afiliados. Outros utilizam o blog (gratuito) como isca e vitrine para vender outros serviços (pagos), como palestras, consultorias, além de freelas na mídia impressa no melhor estilo cross-seeding.

Uma minoria recebe salários, mas são ligados a empresas ou agências, porém, o número de pessoas que tentam obter receita com o seu blog vem aumentando. Em relação a 2008, houve um aumento de 68% no número dos que colocaram “tags de publicidade” em seus blogs e inseriram os seus sites em redes de anúncios (estilo Google Adsense).

Contudo, houve uma queda de 20% no uso da rede da Google, sinal de que os autores de blogs estão experimentando outras redes de anúncios, o que pra mim já estava mais do que na hora. Em 2008, a Google era responsável por 67% das “tags de publicidade” inseridas nos blogs, já neste ano, essa porcentagem caiu para 47%.

Para os “blogueiros corporativos”, que editam o blog oficial de uma empresa, o principal benefício do uso da ferramenta é a visibilidade maior que a empresa recebe, sendo que para as suas carreiras profissionais ajudou a torná-los mais conhecidos em sua área profissional.

Enfim, tirando o fato de que mais blogs estão participando de redes de anunciantes e da queda do uso do Adsense, em relação ao ano passado, não há muitas novidades do que já ocorreu, a parte interessante é a tendência que já se percebe para os próximos anos. Já existem sinais que modalidades de relações públicas e mídia espontânea que são amplamente utilizadas nos veículos impressos, estejam dando bons resultados nos veículos online, principalmente os blogs.

Muitos blogs e sites são pagos para criar posts sobre marcas, empresas, pessoas e lançamentos para criar Buzz na internet e alguns portais exclusivos também já foram criados a partir disso. A idéia é inserir as marcas dentro do consumo cultural e cotidiano dos internautas e com isso tornar as "propagandas" em assuntos sujeitos a comentários, re-bloggings, fóruns de discussão e tweets.

Algumas pesquisas na gringa apontadas pela Technorati mostraram bons resultados do serviço e a médio prazo, se espera resultados ainda melhores do que o mesmo serviço em mídias mais convencionais como revistas e programas de tevê.

Sexta-feira, o State of Blogosphere volta ao evento mas com outro enfoque, já que o segundo dia do seminário é apoiado por outro componente do tripé das tendências: O Comportamento social-antropológico. O report da Technorati irá lançar a última parte da pesquisa, focando o tema em impacto político do uso dos blogs e a intervenção das redes sociais neles. O buzz ficará por conta, claro, do Twitter.

Fernando Dantas direto do Rio de Janeiro.

7 comentários:

Paulo Américo disse...

Acho muito legal os blogueiros colocarem anúncios nos blogs, não em excesso ou de coisas que não são de interesse do blog. O Google estava com um monopólio em cima da publicidade dos blogs, e qualquer monopólio é ruim para os usuários.

Ótimo blog!

Luiz Lukas Copaseut disse...

Eita, a google está sofrendo ameaças, isso parece até piada. Mais ao menos no google adsense, quem adiciona tal função é porque tem pretenções monetárias. nesse caso o adsense não paga muito bem. Existem outras 'tags de publicidade' que pagam melhor, creio que tenha sido por isso a migração



http://luizlukas.blogspot.com/

Vinicius Colares disse...

o adsense por algum motivo me excluiu (e pelo menos eu não fiz nada de errado como pedir para clicarem), então eu não o uso, coloquei o hotwords, mas faz uns 15 posts que não aparece mais enhuma propaganda! aí ficou dificil monetizar o meu blog! rsrsr

Erich Pontoldio disse...

Eu tenho o adsense e o americanas e em 6 meses não recebi um centavo...eu acho que 90% dos que entram em blog para ler são blogueiros e isso acaba não gerando demanda nos links de publicidade

Pobre esponja disse...

Tenho o Adsense e não desisto nunca!O que preciso é aumentar meu público.

abç
Pobre Esponja

Anônimo disse...

Está tudo, observei a tua web page e simpatizei muito, estás a trabalhar bem!
Vai em frente com o bom trabalho!
abraço

Anônimo disse...

Hello, vi o teu espaço online e simpatizei imenso,penso que estás a fazer bem!
Vai em frente com o bom esforço!
Adeus