12/09/2009

Os ventos da mudança

Dentro de um laboratório de tendências muita coisa interessante surge, mas devido à falta de fins lucrativos e interesse de clientes, elas acabam se perdendo no meio de tantos sinais de tendências que analisamos.

Como não dá pra simplesmente jogá-las no lixo virtual. Resolvi fazer uma lista dos sinais de tendência que 2009 consagrou e ainda vão dar muito que falar na próxima década. Todas as tendências são relacionadas à mudança de comportamento social e cultural e por isso não se relacionam a nenhuma nova tecnologia futurista ou a um novo padrão de design vanguardista. Aos interessados segue a lista dos sinais mais significativos que culminaram em 2009.

1 – Questionamento do estilo de vida consumista. Claro que o sinal mais claro desse comportamento foi a crise que o mundo (EUA) passou no final de 2008 com sinais que nos afetam até hoje. Manchetes como “A nova depressão” e “Sentada sobre o luxo. Paris se envergonha”, 2009 foi o ano do questionamento do consumismo desenfreado que teve início logo após o Plano Marshall e hoje nos mostra o drama de seus efluentes. Até a hedonista Dubai sucumbiu e pediu arrego depois de mostrar pro mundo que podia tudo. A questão é clara, o mundo está sofrendo as conseqüências da sua falta de frugalidade. Até quando vai durar o Zeitgeist consumista? (enquanto durarem os estoques talvez...)

2 – Movimento de convergência. O Twitter, a febre das redes sociais, a crise da imprensa de papel no mundo, o Kindle, as pop-up e swap-up stores e as inúmeras possibilidades da tecnologia .mobi evidenciaram a aceleração do fenômeno de convergência, como macrotendência. Isso já era bem esperado pelos economistas, a prova de que um mundo de excesso (de dados e informações) só pode funcionar se for convergido a um status único, afinal o ser humano, fisiologicamente falando, ainda é um só !

3 – Efeito “Mundo Mágico na geração Y. De livros, filmes e histórias desde a metade dessa década, já se observa a obsessão pelo mundo fantástico que os jovens vivem hoje. Em oposição ao amadurecimento acelerado dos anos 90, os bruxos fantásticos, os vampiros caretas, os lobisomens de 20 anos estão tomando conta da mídia em seriados, filmes, livros e vídeo games. Só posso citar a literatura e o Arcadismo que pregava a fuga da realidade para construir sonhos. Do que será que os jovens estão fugindo agora? gravidez precoce, desemprego, sexualidade antecipada, narco-tráfico, problemas familiares, são tantos que deixo a vocês a escolha.

4 - Metrópoles brasileiras em alta. São Paulo deve produzir o quinto maior PIB do mundo nesta década e Rio 2016 consolida a nova onda de “carioquismo” na cultura brasileira e no mundo. O Brasil finalmente passará a ser visto como um país urbano e civilizado. Só resta saber se a violência, a pobreza, o narco-tráfico e tantos outros problemas sociais urbanos não vão atrapalhar essa busca pelo título de New Big City.

5 – Sustentabilidade Mainstream como fenômeno global. Nos próximos anos, mais e mais pessoas vão se conscientizar do peso da falta de sustentabilidade no mundo. “Sustentável” vai ser um adjetivo que as pessoas usarão como elogio, logo depois de “engajado” e a busca por marcas sustentáveis levará as empresas a reposicionar grande parte de suas ações. Não se espantem se a Unilever plantar uma árvore com o nome de OMO no supermercado em meados de 2011. Mas a dúvida que ainda assola os pesquisadores é o contraste do “Consumo em tempos de crise”. Será que vender carros a preço de banana em São Paulo é a melhor ação a longo prazo?


Existem outros sinais que também merecem destaque nesse ano de 2009 e em breve colocarei uma outra lista de sinais aqui no blog. Longe dos pesquisadores praticarem a ciência da Futurologia, isso a gente deixa com os astrólogos e numerólogos, mas observe os sinais a sua volta e perceba se esse não é o caminho que estamos seguindo.

Post dedicado a todos os pesquisadores de Trend Labs.

Imagens: Divulgação.
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