9/28/2009

Nem só a NET vive de Combos...


Primeiro veio o Combo McDonalds, depois a NET com aqueles comerciais irritantes e agora o Tumbrl !

Pra começar, em 2009, 9 entre 10 posts na blogosfera tecnológica foram sobre Mídias Sociais e o 10º foi esquecido pela população. E agora, adivinha, chegou mais uma para nos atormentar, o Tumblr.

Um serviço de postagens conhecido pela facilidade e simplicidade oferecida ao usuário, lógico, comparado a interfaces e plataformas de serviços de blogging, como o Blogger e o Wordpress: o cadastro é rápido e as ferramentas para atualização disponíveis são simples e até que intuitivas, fazendo com que o usuário possa postar textos(blogger), fotos(flickr), músicas(lastfm), links(twitter), citações(de novo twitter) e vídeos(vimeo) diretamente de qualquer gadget, seja e-talking ou m-talking, que tenha acesso a internet sem dificuldades.

O serviço foi criado em 2007, por David Karp, com a ajuda de Marco Arment no desenvolvimento. Mesmo com este curto tempo de vida, a rede já conta com 1.095.384 blogs (ou no caso tumblelogs) e mais de 118 milhões de posts.

O QUE ELE TEM DE LEGAL??

Você pode seguir os blogueiros dessa plataforma, o que facilita muito, já que não conseguimos seguir nossas leituras no Blogger ou Wordpress. Em relação a feedbacks, o sistema não conta com as páginas de comentários, mas conta com “likes”, semelhante aos “props” distribuídos no Blip.FM ou aos “diggs” que se dá a uma notícia no Digg. Quanto mais “likes” um post tiver, mais popular entre os leitores ele é.

O QUE ELE TEM DE BOM PRO MERCADO??

Ele já vem com Ferramentas de Mensuração. Tumblarity é a unidade que mede a popularidade dentro do Tumblr. O valor de cada blog, atualizado diariamente, é calculado levando-se em conta a periodicidade de atualizações, o número de seguidores que possui o usuário, originalidade de seu conteúdo, número de re-postagens de outros usuários e número de “likes”. Na tela de verificação da Tumblarity, é possível checar em que posição um blog se encontra em relação a outros usuários do mesmo país.

E aí, tá confuso? Se animou?

O TUMBRL é o tipíco programa perfeito, mas totalmente não-pop. Vamos dar tempo ao tempo e ver se ele pega como os hits das mídias sociais ou se passa despercebido como muitos outros que vieram !

Fonte: Riot multimídia

5 comentários:

Raphael C. Lima disse...

A idéia da convergência é interessante, mas eu já estou por demais satisfeito com as redes em que estou incluso. Já me tomam tempo demais... parei por aqui. rs

Vi disse...

nossa,

mais um pra me aventurar, gostei da ideia de convergencia e interatividade.

Felipe Santos e Camila Alvarez disse...

ou seja...ele faz tudo o q o google faz, só q de maneira segmentada...

já q o google tb analisa a periodicidade, originalidade, links e tudo o mais de um site ou blog para rankia-lo nas paginas de pesquisa...

Aloha
http://surfinsantoss.blogspot.com/

Jean Soares disse...

A ideia é boa, mas vamos dar um tempo para ver se pega...

abraço

palavras ao vento disse...

eu não conhecia...esse...